Pesquisar este blog

sábado, 4 de maio de 2013

Refrigentes com açúcar: fazem mal para a saúde?



O objetivo da presente análise foi investigar a associação entre o consumo de bebidas adocicadas (ou seja, sucos e néctares de fruta, refrigerantes açucarados e refrigerantes adoçados artificialmente) e a incidência de diabetes tipo 2 em uma amostra Europeia.

O consumo de bebidas adocicadas e o aumento na incidência do diabetes mellitus tipo 2 tem sido demonstrado principalmente em populações americanas!

O EPIC-InterAct Study avaliou esta associação em adultos europeus e foi publicado pelo periódico Diabetologia da European Association for the Study of Diabetes (EASD).

Dados do estudo do European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC) foram usados e os pesquisadores estabeleceram uma amostra com 12.403 casos incidentes de diabetes tipo 2 e uma subamostra aleatória de 16.154 indivíduos.

Modelos de riscos proporcionais foram utilizados para estimar a associação entre o consumo de bebidas adocicadas (dados obtidos a partir de questionários dietéticos validados) e a incidência do diabetes tipo 2.

Os resultados mostraram que, após os ajustes necessários, o consumo de 340 ml de refrigerantes açucarados por dia está associado ao aumento da incidência do diabetes tipo 2, mas a associação do consumo de refrigerantes adoçados artificialmente (nutrasweet, por exemplo) e o diabetes tipo 2 tornou-se estatisticamente não significativa.

O consumo de suco ou néctar de fruta não foi associado ao aumento na incidência da doença!

Este estudo reforça a associação entre o aumento da incidência de diabetes tipo 2 e o alto consumo de refrigerantes açucarados em adultos europeus.

Fonte: Diabetologia, publicação online de 24 de abril de 2013

Nenhum comentário: