Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Braquialgia. Em português: dor no braço!



A braquialgia é uma síndrome dolorosa em um ou em ambos os membros superiores (braços).

Ela quase sempre parte da coluna cervical e envolve também o pescoço, os ombros e a parte superior das costas. É também chamada de cervico-braquialgia.

A causa mais comum da braquialgia é a herniação de um dos discos intervertebrais da coluna cervical, geralmente entre a 5ª., 6ª., 7ª. ou 8ª. vértebras cervicais ou alterações articulares entre elas.

Em idosos (acima dos 65 anos de idade), é frequente haver uma diminuição dos espaços intervertebrais por degeneração dos discos entre as vértebras ou uma artrite de coluna e a presença de osteófitos (formações ósseas que se desenvolvem na coluna vertebral, popularmente chamadas “bicos de papagaio”).

Em geral as causas da braquialgia são benignas, mas podem haver raros tumores ósseos da coluna cervical que comprimem as raízes nervosas, ocasionando dor.

A dor intensa é mais comum em um dos braços, mas pode mais raramente afetar ambos os braços. Na dependência da natureza e extensão do problema, ela pode fazer-se acompanhar de dormência, fadiga muscular, flacidez, fasciculações, diminuição da sensibilidade tátil, perda de força e dos reflexos, falta de coordenação muscular, dores nas mãos e, em alguns casos, dores na região da nuca e parte superior das costas.

Nos casos mais graves e duradouros, pode ocorrer atrofia muscular, com diminuição da força.

Na maior parte das vezes, a dor irradia-se apenas para um membro, a não ser que haja um comprometimento mais extenso da coluna cervical.

O início da dor pode ser abrupto, ou lento e progressivo, mas alcança seu máximo em horas ou dias e pode surgir após um movimento brusco ou de forma inesperada.

Quando os sintomas são muito intensos eles podem se tornar limitantes mesmo para as tarefas cotidianas simples, como comer ou escrever, por exemplo.

O diagnóstico das braquialgias é feito pelo histórico clínico do paciente, pelo exame físico e também pelos exames de imagens da coluna cervical, como as propiciadas pela radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento das braquialgias depende de suas causas e deve seguir o tratamento delas, mas o tratamento sintomático deve envolver repouso, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia, acupuntura e, eventualmente, cirurgia.

O repouso não tem necessariamente que ser na cama, que muitas vezes piora as dores.

Em geral as braquialgias evoluem para uma solução completa, quando tratadas adequadamente, mas guardam uma grande possibilidade de recidivar.

Como prevenir a braquialgia?

•Procure sempre manter uma postura correta; se possível, com ajuda de Pilates ou RPG.

•Durante tarefas como trabalhar num computador, por exemplo, procure manter a cabeça erguida.

•Procure manter seus ombros sempre relaxados.

•Procure não dormir com travesseiros muito altos ou muito baixos.

•Se tiver que executar tarefas predisponentes à braquialgia, procure fazer uma fisioterapia preventiva.

Nenhum comentário: