Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2013

Programa de Peso 3



Uma atitude em prol da perda ou do controle de peso é ter uma atividade física REGULAR.

Tem de ser regular, disciplinada, sem exageros e com um programa condizente com suas possibilidades e necessidades.

Quer dizer, é preciso ter visão para fazer a coisa do jeito certo e, para isso, eu recomendo com firmeza que se tenha o conhecido "personal trainer", que é um especialista em educação física que faça SUA programação.

Como sempre, reforço para que você NÃO SE ILUDA, pois não existem milagres: ninguém vai emagrecer o que ganhou em décadas, praticando atividades físicas em apenas duas semanas ou mesmo um mês.

É preciso um período geralmenente longo para que seu organismo vá se adaptando PROGRESSIVAMENTE às mudanças que você precisa impor a ele. E, algumas vezes, isso demora alguns meses ou mesmo alguns anos...

Rotinas de treinos devem ser programadas por este profissional adequada para cada pessoa, podendo envolver atividades aeróbicas (aeróbias) ou anaeróbicas (anaeróbias), sendo estas segundas do grupo das atividades "menos dinâmicas", pois envolvem movimentos com grupos musculares específicos, para alogamento (muito importante) e para fortalecimento.

O "personal" deve fazer uma avaliação para verificar seu condicionamento físico e para poder prescrever as atividaeds adequadas para seus objetivos - você pode "negociar" com ele quais são - e necessidades.

Ele precisa saber de seu perfil orgânico e até mesmo psicológico e DEVE ensinar você a treinar de modo progressivo, sem pressa, sem qualquer pressa.

Dizem que os professores de academias podem ajudar, digo aqueles que fazem parte do "staff" local, mas, sinceramente, não costumo ver muito "empenho" por parte deles nem mesmo para corrigir erros de movimentos que as pessoas que frequentam academias podem estar comentendo. Claro que há exceções, mas, de modo geral, não tenho visto tal empenho.

Assim, posso afirmar que um "personal" é realmente o mais indicado. Até para que você se sinta "cobrado" para ir à academia fazer sua atividade física, pois, se há alguém esperando, mais provavelmente você não deixará de ir por qualquer razão que seja.

Nenhum comentário: