Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Herança Indesejável




Há muitas doenças que são transmitidas geneticamente e esse é o caso do câncer colorretal hereditário. Ligada a genes defeituosos, a doença pode afetar vários membros de uma mesma família e é extremamente complexa, pois também está associada a fatores externos, como alimentação e outros aspectos relacionados ao estilo de vida.

A doença inicia-se na camada superficial do revestimento intestinal e com o passar do tempo alcança as camadas mais profundas.

O câncer colorretal acomete em maior grau pessoas acima de 50 anos, contudo pessoas com alterações genéticas podem ter a doença bem antes, a partir da segunda década de vida.

Prevenção

Quando são identificados fatores genéticos que podem predispor o indivíduo ao problema, é necessário estabelecer uma vigilância nos familiares para identificação precoce do câncer e tratamento adequado.

Todas as pessoas com algum parente diagnosticado com câncer colorretal devem iniciar a prevenção aos 40 anos ou 10 anos antes do parente que apresentou a doença – o que vier primeiro.

A prevenção é realizada através de um exame conhecido como colonoscopia.

Testes genéticos também são utilizados para identificação de genes defeituosos transmitidos na família.

Nenhum comentário: