Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Descolamento... de retina!






“Descolamento de retina” é o descolamento e a separação entre as camadas superficiais da retina, sensíveis à luz, e as camadas mais internas, de suporte e nutrição da retina. A retina é a parte do olho que contém as células que transformam os estímulos luminosos em impulsos nervosos.

A doença é mais comum após os 40 anos, em pessoas que possuam história familiar de deslocamento de retina, naquelas que sofram de miopia, glaucoma ou que tenham se submetido à cirurgia de catarata.

Usualmente ele é causado por traumas, movimentos muito bruscos, tumores, inflamações graves ou complicações do diabetes mellitus. A doença pode advir do processo de envelhecimento, quando a retração do humor vítreo danifica a retina e passa pelos rasgos ocasionados nela, provocando seu deslocamento.

Os principais sinais e sintomas do descolamento de retina são flashes de luzes, manchas escuras (roxas) se movendo (conhecidas como moscas volantes) e perda parcial da visão. Normalmente, essas sensações são muito desagradáveis, embora não doam.

A história médica e o exame clínico são essenciais. A queixa de estar “vendo” flashes de luz costuma ser o primeiro indício de descolamento de retina. O exame com um oftalmoscópio permite ver a parte de trás do olho e diagnosticar o descolamento de retina. A ultrassonografia do olho ajuda na análise da retina, sob vários ângulos. A angiografia também pode ajudar a visualizar a retina e detectar o descolamento. A acuidade visual deve ser analisada, juntamente com um exame de campo visual.

O descolamento de retina deve ser tratado com urgência, sob o risco de levar à perda total e irreversível da visão, por morte e degeneração da retina.

Em casos iniciais, a aplicação do laser “cola” as bordas da lesão e bloqueia o descolamento, fazendo com que os tecidos adjacentes adiram uns aos outros. Contudo, a cirurgia constitui técnica comum de tratar o descolamento da retina. As cirurgias costumam ser associadas à aplicação do laser, para “soldar” o descolamento. Em todos os casos, o tratamento deve ser conduzido por um oftalmologista experiente.

Como prevenir o descolamento de retina?

• Proteja os olhos de modo a prevenir um trauma ocular.

• Procure não fazer movimentos bruscos com a cabeça, como nos esportes radicais, por exemplo.

• Controle sempre a sua glicose, se você tem diabetes.

• Consulte regularmente um oftalmologista, se você se inclui entre as pessoas que têm fatores de risco.

O tratamento do descolamento de retina raramente apresenta resultado excelente, mas muitas vezes a sequela que fica é tão mínima que nem chega a ser percebida.

O repouso e a manutenção das posições de cabeça indicados pelo médico são essenciais.

Em alguns casos podem ser necessárias várias cirurgias, em outros não é possível restabelecer os prejuízos causados à visão. Mesmo com o tratamento e o retorno da retina à sua posição normal, costuma haver uma perda parcial da visão.

Nenhum comentário: