Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estabilizadores do humor





Estabilizadores do Humor são substâncias utilizadas para a manutenção da estabilidade do humor, não sendo essencialmente antidepressivas nem sedativas. Internacionalmente reconhecem-se três substâncias capazes de desempenhar tal papel: o Lítio, a Carbamazepina e o Ácido Valpróico, mais recentemente o Divalproato de Sódio.

Alguns outros anticonvulsivantes estão merecendo estudos sobre sua eficácia como Estabilizadoras do Humor, como é o caso da Lamorigina e da Gabapentina.

CARBAMAZEPINA Carbamazepina, Tegretard, Tegretol
CARBONATO DE LITIO Carbolim, Carbolitium, Litiocar, Neurolithiun
ÁCIDO VALPRÓICO Depakene, Valpakine
DIVALPROATO DE SÓDIO Depakote
LAMOTRIGINA Lamictal, Neurim
GABAPENTINA Neurotontin, Progresse

A indicação exclusiva para Estabilizadores do Humor são os Transtornos Afetivos Bipolares e os Episódios de Mania (Euforia) ou de Hipomania.

O tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar sem estes Estabilizadores do Humor se complica devido ao fato dos antidepressivos estarem sujeitos à desencadear crises de euforia, assim como os sedativos terem probabilidade de desencadear a depressão.

Desta forma, tanto o Carbonato de Lítio, quanto a Carbamazepina são utilizados sempre como coadjuvantes quase indispensáveis do tratamento.

Nenhum comentário: