Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Enurese





Enurese noturna infantil é a falta de controle da micção noturna em idade em que isto já deveria ter ocorrido, ou seja, por volta dos cinco ou seis anos. Até essa idade, o fato de uma criança, sem querer, molhar a cama no máximo uma vez por semana é aceitável, já que o mecanismo urinário da criança ainda está em amadurecimento. O importante é que não tenham outros sintomas associados; tais como, dor ou urgência para urinar, febre, perdas involuntárias de urina durante o dia, sangue na urina, etc. Após essa idade já se pode falar de uma condição chamada enurese noturna infantil.

Teoricamente, a enurese noturna primária monossintomática pode ser definida como “ato involuntário de molhar a cama duas ou mais vezes por semana, em crianças saudáveis, após os cinco ou seis anos de idade.”

A incidência da enurese noturna é maior no sexo masculino, na proporção de 2:1. Aos cinco anos de idade ocorre em 15% das crianças; aos 10 anos, em 3% delas e em 1% dos adultos acima de 20 anos. Há crianças que já haviam conseguido o controle da bexiga e que o perdem, posteriormente, tornando-se enuréticas.

Também existe uma enurese diurna, mas ela é mais rara. Normalmente ocorre quando a criança segura o xixi para continuar brincando ou tem alguma alteração na bexiga.

Quais são as causas da enurese noturna infantil?

A enurese noturna infantil tem uma incidência familiar. As chances de um filho ser enurético são de 40% se um dos pais também o foi e de 75-80% se ambos os pais o foram.

Outros fatores que podem colaborar são:

• O atraso da maturidade vesical.

• A produção inadequada de hormônio antidiurético durante a noite.

• O sono muito profundo.

• Infecções do trato urinário.

• Lesões obstrutivas do trato urinário.

• Problemas da espinha dorsal.

• Problemas emocionais.

• As crianças diabéticas ou aquelas com anemia perniciosa produzem maiores quantidades de urina e por isso têm mais tendência a fazer xixi na cama à noite. Uma sensibilidade aumentada a certos alimentos também pode causar enurese.

• Dentre as causas emocionais encontram-se, por exemplo, a mudança de casa, o nascimento de um irmão, a separação dos pais, coisas que podem fazer com que a criança regrida a um padrão anterior de comportamento. Essa enurese geralmente é temporária.

• Outra condição necessária para controlar a micção é o desenvolvimento neuromuscular da bexiga.

• Todas essas situações devem ser pesquisadas pelo pediatra do seu filho, para que seja feito um diagnóstico correto e a criança possa ser tratada adequadamente. Sempre que necessário, o pediatra encaminhará a criança para ser avaliada por um especialista (nefrologista pediátrico, urologista pediátrico ou cirurgião pediátrico).

Quais são os sinais e sintomas da enurese noturna infantil?

O principal sintoma da enurese noturna se caracteriza pela emissão noturna e involuntária de urina na cama, de forma inconsciente, embora durante o dia a criança não tenha problema em reter a urina e ir ao banheiro de maneira apropriada. Muitas crianças que sofrem de enurese noturna possuem um sono muito profundo e têm dificuldade para acordar enquanto fazem xixi na cama.

Como o médico diagnostica a enurese noturna infantil?

O diagnóstico mais importante aqui é quanto às causas da enurese noturna. Ele deve ser feito por meio de um exame clínico detalhado, que assegure tratar-se de uma verdadeira enurese noturna e não de outra afecção do sistema urinário.

Como é o tratamento da enurese noturna infantil?

A enurese noturna não é, propriamente falando, uma doença. Melhor seria falar-se em “solução” ao invés de tratamento. Nenhum recurso soluciona 100% dos casos. Há vários tipos deles, com sucesso de 60 a 80% dos casos, tais como terapias medicamentosas e terapias psicológicas.

Há remédios que podem ser úteis. O acetato de desmopressina é usado sob a forma de spray nasal para aumentar a produção do hormônio antidiurético e ajudar o organismo a reabsorver água. A imipramina também é utilizada, mas não é recomendada para crianças com menos de seis anos e não há nenhuma garantia de que a criança se livrará da enurese depois que parar de tomá-la.

A modificação comportamental compreende uma série de técnicas diferentes e cabe ao profissional definir qual a mais conveniente em cada caso.

O que pode ser feito para diminuir a enurese noturna infantil?

• Evitar a consumo de bebidas e água à noite.

• Esvaziar a bexiga antes de deitar.

• Lavar as mãos em água fria, antes de deitar-se, porque isso estimula o ato de urinar.

• Fazer um calendário para assinalar as noites “secas” e “molhadas” da criança. As noites “secas” devem ser elogiadas.

• Evitar dramatizar a situação. As brigas e castigos muitas vezes pioram a situação. A criança não faz xixi na cama por querer, trata-se de um ato involuntário, não devendo ser punida por isso.

• Fazer uso regular de algum remédio que tenha sido receitado.

Nenhum comentário: