Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2012

Água é fundamental.






Sangue, músculos, pulmões e cérebros, todos contém água. E você precisa de água para regular a sua temperatura corpórea e prover as estruturas orgânicas com nutrientes, em nível de tecidos e órgãos.

A água também é importante para conduzir o oxigênio para todas as células, assim como o é para remover as impurezas através dos rins e lubrificar as juntas de todo corpo.

A perda acentuada de água leva à desidratação. Os sintomas da desidratação são sede, dores articulares e musculares, dores lombares, dores de cabeça e constipação intestinal, por exemplo.

Se sua urina está com cor amarelo-escura, há indícios de que provavelmente você esteja ingerindo menos água do que deveria. Mas esse dado pode ser confundido com a ingestão de alguns medicamentos, como, por exemplo, vitamina B.

Você perde água durante a diurese, a respiração e pelo suor. E perde mais água quando tem mais atividade física do que quando é sedentário.

Álcool, diuréticos, cafeína e alguns medicamentos promovem uma maior perda de água do organismo.

Para tudo isso é necessário que se providencie uma reposição deste líquido vital para a vida.

Mas quanto de água precisamos ingerir diariamente?

Devemos considerar que cerca de vinte por cento da água que necessitamos vem dos alimentos que comemos. O restante vem do quanto você toma de líquido diariamente.

Uma base de cálculo empírico diz que podemos fazer o seguinte cálculo: seu peso em Kg dividido por 36 dá, em litros quando você precisa ao todo por dia.

Por exemplo, você pesa 72 Kg, dividido por 36, dá 2 L. Considerando que vinte por cento vem da alimentação, então, em condições basais (sem aumento da eliminação de água pelos mecanismos já citados) dá para dizer que você precisaria tomar 1,6 L de água ao dia, o que dá cerca de cinco copos de 300 mL ao dia.

Mas, cá entre nós, quem faz isso?

Então, programe-se e comece a tomar 2 copos de água pela manhã, dois à tarde e pelo menos um à noite, para ficar perto de suas necessidades de água diárias.

Não serve refrigerante. Suco, depende de qual suco. Chá, também depende. O melhor, mesmo, é tomar água.

Ah, mas eu não gosto de tomar água! Não tem gosto! Pois é, então você pode adquirir água “flavorizada”, ou “saborizada”, em português.

Mas, cá entre nós, água “flavorizada” é cara. Vá ao mercado para se certificar e terá um susto.

Então, vou dar algumas sugestões que você pode preparar em casa mesmo, sem que fique dolorido para seu bolso (que é, de fato, o órgão mais sensível do corpo humano).

Adicione à sua água, em repouso por algum tempo (um dia ou dois) um dos seguintes componentes e verá que pode ficar distante dos xaropes, dos açúcares, do excesso de sal e da cafeína excessiva:

• Uma fatia de limão ou lima;

• Um pequeno pedaço de alguma fruta;

• Uma pequena quantidade de concentrado de uva ou amora;

• Uma pequena fatia de melão;

• Algumas folhas de hortelã;

• Um saquinho de chá de ervas.

Você terá uma diferenciação de sua água, que ficará mais palatável para ser tomada fresquinha ou gelada.


Fonte: http://www.about.com/#!/editors-picks/

Nenhum comentário: