Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Insônia






A insônia se caracteriza pela dificuldade de iniciar ou manter o sono ou pela sensação de não ter um sono reparador. O registro gráfico do sono, tomado em laboratórios especializados (polissonografia), mostra que a insônia pode ser acompanhada de alterações na indução, na continuidade e na estruturação fisiológica do sono.

Ela geralmente aparece no adulto jovem, mais frequentemente na mulher que no homem e na maioria das vezes tem um desenvolvimento crônico. É incomum na criança e no adolescente e se torna mais frequente no idoso.

O contrário da insônia é a hipersonia, uma condição em que a pessoa dorme mais que o normal. É o que acontece em certas enfermidades neurológicas e no hipotireoidismo, por exemplo.

Quais são os tipos de insônia?

A insônia é dita primária quando não é consequência de nenhuma outra doença e secundária quando decorre de uma doença orgânica.

Segundo a duração, pode-se classificar a insônia em transitória, de curta duração, como aquela que acontece em virtude de uma tensão momentânea, intermitente quando se alterna com períodos normais de sono e crônica, quando tem uma longa duração.

Também se fala de insônia inicial, quando há dificuldades de iniciar o sono, intermediária, quando se acorda várias vezes durante a noite e terminal quando se desperta muito cedo, pela madrugada.

O reconhecimento desses tipos é importante porque orienta as possíveis causas e tratamentos desta condição.

Quais são as causas da insônia?

As insônias podem ter causas físicas ou psicológicas.

Entre as causas físicas podem ser considerados o excesso de luz ou barulho, cama desconfortável e algumas doenças que causam dor ou dificultam a respiração.

As causas psicológicas podem estar relacionadas a estresse, excesso de preocupações ou emoções (inclusive alegria excessiva), depressão e ansiedade.

Quais são os sinais e sintomas da insônia?

A pessoa que sofre de insônia apresenta dificuldade para começar a dormir ou para manter o sono. Uma vez adormecida, ou acorda seguidamente durante a noite ou não sente o sono como reparador.

As pessoas que não conseguem dormir em virtude de um desconforto orgânico podem voltar facilmente a pegar no sono se esse desconforto cessar.

As insônias dos neuróticos são principalmente insônias iniciais e aquelas dos deprimidos endógenos tendem a ser insônias terminais. Nas fases maníacas, os pacientes superexcitados não conseguem dormir, podendo mesmo chegar a estados de grande esgotamento.

Como o médico diagnostica a insônia?

A insônia pode ser avaliada com a ajuda de históricos de sono, os quais podem ser obtidos por meio de um diário a ser preenchido pelo paciente ou por seu parceiro de cama. Investigações especializadas do sono podem ser feitas com o paciente dormindo em laboratórios de sono, mas elas só são recomendadas se houver suspeita de que o paciente possa ter desordens primárias do sono.

Como é o tratamento da insônia?

O tratamento da insônia engloba desde a modificação dos hábitos para dormir até o tratamento da causa da insônia. No caso de depressões ou ansiedade podem ser necessários medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, além de psicoterapia, em alguns casos. Quase todos os ansiolíticos são usados também pelo seu efeito de produzirem sono. Em muitos casos, é necessário tratar as doenças causadoras da insônia.

Algumas medidas podem ajudá-lo a dormir melhor:

• Evite o consumo de bebidas que contenham cafeína (café, chás, colas, chocolates, etc.).

• Evite medicamentos que possam ter efeitos estimulantes.

• Faça exercícios, mas evite fazê-los perto da hora de dormir.

• Mantenha uma rotina de horários de dormir e de despertar.

• Use técnicas de relaxamento antes de ir para cama.

• Tome um banho morno antes de ir para cama.

• Tome um copo de leite morno antes de ir para cama.

• Use uma luminosidade confortável. Muita claridade ou pouca luz podem atrapalhar o sono.

• Escolha um colchão adequado a seu peso e altura.

• Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto.

• Se não conseguir dormir em 30 minutos, levante-se e se dedique a alguma atividade.

Quais são as principais consequências das insônias?

• Sensação de mal-estar e indisposição, no dia seguinte.

• Sonolência diurna.

• Diminuição da capacidade de coordenação motora, da concentração, da atenção e da memória.

• Diminuição da capacidade do sistema imunológico no combate às infecções.

• Diminuição da capacidade de dirigir veículos automotores e operar máquinas perigosas.

Nenhum comentário: