Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Zumbidos (no ouvido, claro!)




O problema, nem sempre levado a sério e raramente tratado como doença, atinge 25% da população adulta em todo o mundo!

É um número muito alto!

A projeção é de uma pesquisa feita pelo Departamento de Otorrinolaringologia e da Enfermaria de Olhos e Ouvidos de Massachusetts sobre a prevalência e características do zumbido entre os adultos. Publicada pelo American Journal of Medicine, o levantamento aponta que 25% da população adulta mundial sofre com zumbido. Estudos anteriores apontavam 15%.

A estimativa é de que hajam 28 milhões de brasileiros com o problema!

Zumbido significa perceber um som que não está sendo gerado no meio ambiente naquele momento.

Ele pode ser definido como uma "ilusão auditiva", ou seja, uma sensação sonora não relacionada com uma fonte externa de estimulação.

Apesar de não ser uma doença grave, o problema atrapalha a rotina, concentração e interfere na qualidade de vida do paciente.

Eu atendo bastante gente com essa queixa e, cá entre nós, solução, mesmo, ainda não temos.

Se formos considerar a literatura científica diremos para nossos pacientes que não tem cura. Que ele não vai morrer disso, mas com isso... Bom, pelo menos tem sido assim por enquanto!

Mas há muitos casos que têm solução. Por exemplo, problemas com a arcada dentária podem ser resolvidos com uso de aparelhos ortodônticos.

Erros alimentares também podem ser corrigidos e sabemos que são uma das causas mais comuns!

Então, é sempre importante para o médico investigar a causa, que pode ser bastante variável.

Muitas vezes há solução! Muitas vezes!

Ah! O estresse contínuo também é causa de zumbido; portanto, é preciso cuidados para evitar estresse, sempre que possível.

Para quem gosta de ouvir música com fone de ouvido, cuidado: o excesso de volume é uma das causas mais comuns de zumbido! Pois é, iphone maníacos, take it easy!

Nenhum comentário: