Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vitamina D




A vitamina D é muito importante para nossa saúde.

Ela é fundamental para os ossos, já que o cálcio não pode ser incorporado aos ossos sem a ação dela neste processo, mas além disso há um enorme grupo de evidências que demonstram que ela tem potencial para reduzir doenças degenerativas, como câncer de mama no climatério, câncer de cólon intestinal, câncer de próstata, a própria osteoporose, problemas gengivais, diabete, artrite e parece estar de alguma forma relacionada com a esclerose múltipla.

Ela é obtida em quantidades habituais pela alimentação saudável, sendo fontes adequadas da vitamina D o salmão, a sardinha, o camarão, alguns tipos de cogumelo, leite e cereais enriquecidos com ela.

Mas, é preciso que exista exposição ao sol por cerca de vinte a trinta minutos ao dia, em período no qual as ondas ultravioletas possam estimular à metabolização dos elementos que se transformam nas moléculas ativas para que todos as reações químicas e metabólicas do organismo possam agir adequadamente e promover a adequada ação da vitamina D.

Então, vitamina D sem sol não é vitamina D atuante!

Precisamos do sol e não é para fotossíntese! É para ativar o metabolismo importante para a ação desta vitamina que pode dar saúde e prevenir doenças.

De qualquer modo, a ingestão de vitamina D precisa acontecer, também. Sem ela não adianta ter sol, pois ele não terá onde agir. Enfim, é uma relação entre ingestão de elementos essenciais e exposição solar que podem nos ajudar nesta particularidade metabólica.

Se sua alimentação não é adequada, faça uma suplementação com vitaminas industrializadas e tome cálcio, também.

As pessoas que adquiriram osteoporose ou osteopenia devem tomar cálcio, vitamina D e um produto que auxilie na rápida incorporação deste cálcio ingerido aos ossos. Um dos produtos mais conhecidos para esta finalidade é o alendronado de sódio. Ele funciona como uma "bomba" de impulsão para "empurrar" o cálcio para dentro das células que compõem os ossos.

Quanto aos homens, eles devem evitar a ingestão desnecessária do cálcio por conta de haver pesquisas que indicam que ele pode provocar problemas prostáticos.

Bom sol a todos!

Nenhum comentário: