Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2011

Cera de ouvido... (?)




A cera do ouvido é composta de óleo e células mortas da pele que envolve o conduto auditivo. Ela é responsável por lubrificar o revestimento do ouvido, mantendo esta região adequadamente umidificada para protegê-la contra infecções.

Há quem pense que esta cera corresponda a falta de higiene ou sujeira, mas não é essa a verdade. A cera do ouvido tem sua função e precisa ser respeitada nesse aspecto. Pessoas que não produzem cera de ouvido em quantidades necessárias para a manutenção destas funções, reclamam de infecções recorrentes e de dores de ouvido com maior freqüência do que as demais pessoas, portanto, há necessidade de presença de cera em nosso ouvido.

Entretanto, se ela é produzida em quantidade excessiva, certamente irá prejudicar a audição e, ao invés de proteger contra infecção, poderá ser causa dela, então precisará ser retirada do conduto auditivo, mas nunca por um cotonete, como já citei em matéria anterior.

Vá ao otorrino para que ele faça a retirada com aparelho adequado ou prescreva para você um medicamento adequado para que esta cera seja retirada aos poucos de sua orelha.

Há dois tipos conhecidos de cera de ouvido, a saber: a seca e a úmida, sendo que a maioria das pessoas das raças negra e branca tem o ouvido úmido e os asiáticos e indígenas possuem a cera seca.

Curiosamente, cientistas descobriram que o câncer de mama pode ser mais freqüente em mulheres que têm a cera úmida em seu ouvido. Qual a relação? Não se sabe: é apenas um dado estatístico que ainda precisa ser melhor compreendido.

Mas, para que seu organismo não produza muita cera em seu ouvido, você pode tentar controlar alguns fatores, como alimentos ricos em gorduras, ingestão de bebidas alcoólicas (sim, o álcool aumenta a produção desta simpática cera!) e, para ajudar a reduzir a produção excessiva, a atividade física é fundamental.

Bons exercícios!

12 comentários:

Sandro Friedland disse...

Para quem tem rolhas de cera frequentes no ouvido, experimente diminuir a quantidade de leite e cortar os queijos.

Anônimo disse...

trabalho no supermercado, no setor de frios.corto queijo todo dia. posso ter problemas com a cera de ouvido

Unknown disse...

Há quem diga que cera de ouvido seca espinhas. Isso é verdade?

Carlos Alberto Rey disse...

Não, não é verdade, Rafael.

Anônimo disse...

Tenho problema auditivo, escuto apenas no ouvido esquerdo (50%) e observo que a minha audição fica mais comprometida quando meu ouvido deixa de produzir cera. Que tipo de dieta devo praticar para melhorar a produção de cera?

R. Brito

Carlos Alberto Rey disse...

Se alguém souber de alguma dieta, por favor, que se manifeste...

Anônimo disse...

A minha filha de 3 anos já teve várias otites sempre no mesmo ouvido, ouvido esse que não produz praticamente cera nenhuma, enquanto que o outro tem sempre muita cera, até que ponto poderá ser prejudicial a não produção de cera? Isso pode ser normal? Começo a ficar preocupada porque ela tem sempre o ouvido limpo.
Obrigado desde já.

Anônimo disse...

Também quero saber o que fazer com o ouvido que não produz cerúmen.
Quem souber, por favor, me indiquem.

Anônimo disse...

A cera do meu ouvido secou, há mais ou menos uns 20 dias notei que não tenho mais cera no meu ouvido. Isso é ruim???? Sinto muita tontura. Por favor me responda estou desesperada ... Obrigada!!

Carlos Alberto Rey disse...

É necessário ser avaliada por um otorrino. É a única forma de ajudá-la!

Unknown disse...

Minha namoorada n tem cera de ouvido e o ouvido dela tem horas que doi muito porque isso ?
I ela ta perdendo a audição alguém pode me ajuda?

Carlos Alberto Rey disse...

Basta uma consulta em um otorrino para resolver o problema de sua namorada!