Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Voz Grave

As cordas vocais possuem tamanhos diferentes? Isso muda em homens e mulheres? Por quê?

As pregas vocais (nome mais correto, pois atualmente sabemos que não é uma corda, e sim várias camadas formando uma prega) têm diferentes tamanhos. Na criança é menor (ambos os sexos), na mulher é um pouco maior e no homem a prega vocal dobra de tamanho em relação à criança.

Como acontece a alteração da voz dos meninos de fina para grossa na puberdade?

Através de toda a mudança hormonal e com o aumento de tamanho das pregas vocais. Com isso, a prega vocal vibra com menos ciclos vibratórios por segundo, fazendo com que a voz fique mais grossa (igual a uma corda de violão, que, quanto mais fina, mais rápido e fino é o som).

O uso de álcool e cigarro pode alterar a voz?

Sim, e muito.

É correto afirmar que, com o hábito e treino, a voz pode sofrer alterações e soar um pouco mais grossa ou fina? Por quê?

A prega vocal é responsável pelo som da voz. E como é um músculo – que, como tal, é susceptível ao movimento e exercício exigidos dele –, quanto mais treinado, mais flexibilidade ele terá. Por isso, a prega vocal fica com melhor tonicidade quanto mais exercício realiza, e consequentemente a voz sofrerá alterações e teremos uma voz com melhor qualidade. Com isso a voz terá por mais tempo suas características básicas (se fina, se manterá por mais tempo e se grossa também).

Qual é a diferença da voz na infância e na fase adulta?

A voz na infância é fina. Tanto no menino quanto na menina, apresenta as mesmas características. Já na fase adulta a voz sofre grande influência dos hormônios, diferenciando-se bem a voz do homem da voz da mulher.

Há algum exercício para a voz simples de fazer que possa ser benéfico para qualquer pessoa?

Sim, o exercício de vibração de língua ou lábios.

Quais doenças podem afetar a voz e, se não tratadas, o que pode acontecer?

Várias doenças podem afetar a voz. As mais comuns são os calos de pregas vocais, pólipos, cistos e câncer de laringe. Tirando o câncer, que, se não tratado, pode levar à morte, as outras doenças podem deixar a voz bem rouca. E se não tratadas em tempo hábil, pode ter que ser resolvido somente com cirurgia para a retirada dos calos, pólipos e cistos.

fonte: Dra. Jane Katia Mendes Cravo Quintanilha, fonoaudióloga

Nenhum comentário: