Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Substâncias do suco de romã podem impedir que câncer de próstata cause novos focos de tumor...

Pesquisadores da Universidade da Califórnia identificaram substâncias no suco de romã que parecem inibir o movimento das células cancerosas e impedir que o câncer de próstata cause novos focos de tumor (metástases) nos ossos.

A descoberta foi apresentada ontem no 50º encontro anual da Sociedade Americana de Biologia Celular, na Filadélfia (EUA).

Os efeitos foram constatados em testes de laboratório. Agora, os pesquisadores da Universidade da Califórnia planejam fazer testes em homens com câncer de próstata para determinar doses eficazes e identificar efeitos colaterais das substâncias.

Os efeitos do suco de romã no câncer de próstata têm sido estudado há tempos, mas ainda são controversos.

Em 2006, uma pesquisa da mesma universidade norte-americana detectou uma diminuição dos níveis de PSA (marcador do câncer de próstata) em homens com a doença que tomavam o suco da fruta. Isso sugeriu que, potencialmente, a bebida poderia retardar o desenvolvimento do câncer.

Estudos anteriores foram feitos com células cancerosas cultivadas em laboratório que eram resistentes à testosterona.

A resistência ao hormônio sinaliza maior risco de metástase. Nas pesquisas, o suco de romã conseguiu matar um maior número dessas células cancerosas e diminuir sua migração para células sadias.

Para o trabalho apresentado no encontro da sociedade de biologia celular, os pesquisadores identificaram as substâncias ativas que tinham impacto na migração das células cancerosas.

Segundo o laboratório onde foi realizada a pesquisa, os genes e proteínas envolvidos no movimento das células do câncer de próstata são essencialmente os mesmos que agem nos outros tipos de células cancerosas. Por isso, ela acredita que as substâncias do suco de romã poderão ser usadas no tratamento de vários tipos de câncer, além do de próstata.

Nenhum comentário: