Pesquisar este blog

sábado, 25 de dezembro de 2010

Especialistas alertam sobre os riscos do trabalho noturno

Todos os anos, Papai Noel passa dias e noites acordados para poder entregar os presentes das crianças de todo o mundo no Natal, mas isso pode colocar sua saúde em risco, segundo especialistas em sono da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Em entrevista ao site da instituição, dois pesquisadores destacam os riscos do trabalho noturno e da falta de sono.

“Considerando que ele faz isso apenas uma vez ao ano, pode não ser tão ruim para sua saúde em longo prazo. No entanto, em curto prazo, há riscos: a falta de dormir vai deixá-lo sonolento, sua vigilância vai desaparecer e sua capacidade de pensar e de se lembrar irá diminuir”, destacou o pesquisador Franco Cappuccio. O especialista acrescenta que esse comportamento traz riscos também para os outros. “Ele poderia cair no sono e bater o seu trenó, e poderia acabar entregando o presente errado para as pessoas. Então, vamos esperar que ele ouça esse alerta”, completou.

De acordo com outra especialista do sono, Michelle Miller, o ideal seria que Papai Noel recrutasse mais duendes e renas e os fizesse trabalhar em turnos de não mais de 10 horas. Além disso, embora os cochilos curtos não substituam uma boa noite de sono de 8h, “recostar nos telhados aqui e ali por não mais de 20 minutos pode ajudar em curto prazo”. Outra medida paliativa citada seria o consumo de café, mas o efeito é passageiro, e a ingestão excessiva pode causar palpitações e aumentar a pressão sanguínea.

Em relação ao hábito de as pessoas deixarem comidas e bebidas para o bom velhinho, os especialistas afirmam que “Papai Noel apreciará o lanche, visto que a privação do sono aumenta o apetite”, mas é importante não deixar alimentos gordurosos - já que a falta de sono é também associada à obesidade - e nunca deixar bebidas alcoólicas, pois “sonolência e cansaço deixam sua atenção no nível de alguém que já passou do limite de álcool”.

Após o Natal, os especialistas destacam que o bom velhinho pode sofrer de Jet lag - problema decorrente dos diferentes fusos horários que ele irá enfrentar em pouco tempo. E a solução é apenas construir uma rotina de sono no resto do ano. “Se ele fizesse isso (trabalhar dia e noite) durante todo o ano, correria o risco de morrer prematuramente. Mas as crianças podem ficar tranquilas: ele apenas faz isso uma vez no ano por nós todos e, seguindo nossas instruções, ele vai permanecer fresco e cheio de vida”, concluíram.

fonte: Blog Boa Saúde

Nenhum comentário: