Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

Há risco de doença para crianças expostas à fumaça do cigarro.

A exposição à fumaça de cigarro para crianças, aumenta os índices de déficit de atenção, hiperatividade, de acordo com estudos publicados na Revista Pediatrics, em setembro de 2010.

Mas há variações da expressão desses problemas em função da etnia da criança (de acordo com o mesmo estudo).

O estudo foi efetuado em crianças que compreendem a faixa etária dos 4 ao 15 anos de idade, demonstrando que em certos grupos étnicos há maior propensão para o surgimento de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), assim, no estudo norte-americano, as crianças chamadas hispânicas apresentam cerca de 3% de elevação de chances para o problema, enquanto que as crianças de outras etnias apresentam cerca de 5%.

A análise foi feita com base em dosagem de cotinina (A cotinina é uma substância encontrada na saliva, através da qual se pode medir a quantidade de nicotina absorvida pelo fumante) e sua relação com TDAH (em inglês, ADHD), pela aplicação de testes psico-neurológicos que avaliam o índice de baixa atenção e hiperatividade da criança.

De qualquer modo, nota-se expressiva alteração do índice em função da exposição da fumaça do cigarro. Só a fumaça, não é que as crianças sejam fumantes ativos, mas fumantes passivos.

É uma caso para se pensar: fumar ou não fumar, eis a questão. O cigarro há um bom tempo se sabe prejudicar também a outrem, não somente o próprio fumante.

Nenhum comentário: