Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Teste de respiração pode ser usado para diagnosticar vários tipos de câncer.

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Haifa, em Israel, desenvolveram sensores capazes de detectar a presença de tumores no pulmão, nas mamas, no intestino ou na próstata de pacientes ao colher amostras de respiração, segundo artigo publicado nesta terça-feira, 10, no British Journal of Cancer.

Os cientistas acreditam que o desenvolvimento desses sensores pode levar a um "nariz eletrônico" que serviria para um diagnóstico portátil e barato de tumores em estágio inicial.

Para desenvolver esses detectores, os cientistas realizaram testes em 177 voluntários, entre pessoas com vários tipos de câncer e outras saudáveis.

Graças a este estudo, foi constatado que é possível usar sensores para detectar sinais químicos emitidos pelas células tumorais que se manifestam na respiração dos pacientes.

Kuten Abraham, um dos cientistas que conduziram o estudo, explicou que esse "nariz eletrônico" pode servir para diferenciar uma respiração saudável de uma que indica a presença de tumor, e detectar em que lugar do corpo está o câncer.

"Além disso, essa poderia ser uma maneira fácil de acompanhar a eficácia de tratamentos e detectar recaídas", disse Kuten.

No entanto, o especialista alertou que "ainda são necessários estudos em grande escala" para que esses sensores deem lugar a um método de diagnóstico para que complemente os já existentes.

O desenvolvimento de métodos de diagnóstico é muito importante especialmente para tipos de câncer mais comuns - como de pulmão, mama, intestino e próstata -, que muitas vezes só são identificados quando a doença já está bastante desenvolvida e respondem pela maioria das mortes.




Nenhum comentário: