Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Haifa, em Israel, desenvolveram sensores capazes de detectar a presença de tumores no pulmão, nas mamas, no intestino ou na próstata de pacientes ao colher amostras de respiração, segundo artigo publicado nesta terça-feira, 10, no British Journal of Cancer.
Os cientistas acreditam que o desenvolvimento desses sensores pode levar a um "nariz eletrônico" que serviria para um diagnóstico portátil e barato de tumores em estágio inicial.
Para desenvolver esses detectores, os cientistas realizaram testes em 177 voluntários, entre pessoas com vários tipos de câncer e outras saudáveis.
Graças a este estudo, foi constatado que é possível usar sensores para detectar sinais químicos emitidos pelas células tumorais que se manifestam na respiração dos pacientes.
Kuten Abraham, um dos cientistas que conduziram o estudo, explicou que esse "nariz eletrônico" pode servir para diferenciar uma respiração saudável de uma que indica a presença de tumor, e detectar em que lugar do corpo está o câncer.
"Além disso, essa poderia ser uma maneira fácil de acompanhar a eficácia de tratamentos e detectar recaídas", disse Kuten.
No entanto, o especialista alertou que "ainda são necessários estudos em grande escala" para que esses sensores deem lugar a um método de diagnóstico para que complemente os já existentes.
O desenvolvimento de métodos de diagnóstico é muito importante especialmente para tipos de câncer mais comuns - como de pulmão, mama, intestino e próstata -, que muitas vezes só são identificados quando a doença já está bastante desenvolvida e respondem pela maioria das mortes.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A cirurgia anti-refluxo pode ser convencional ou laparoscópica, ambas operações de fundoplicatura, que é uma técnica que modifica a regiã...
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
Nenhum comentário:
Postar um comentário