Pesquisar este blog

sábado, 7 de agosto de 2010

Cera e infecções do ouvido

É muito comum as mães se preocuparem com o ouvido de seus filhos recém-nascidos. Nada mais natural. Então, faço duas recomendações:

De cada 10 mães, 10 perguntam-me “Como tirar a cera do ouvido do meu bebê?”. A melhor resposta é: “Não tirando”. A cera do ouvido do bebê (cerume ou cerúmen) tem uma função. Ela contém substâncias que inibem o crescimento de bactérias no local, além de ser um obstáculo físico à entrada de água no canal do ouvido. Qualquer tentativa de retirá-la poderá levar a traumatismos, que poderão ter duras conseqüências e difícil tratamento. A primeira ressalva é sobre o uso do cotonete (que não é indicado nem para adultos), que, no caso dos bebês, tem espessura muito maior que o diâmetro do canal do ouvido. O correto é retirar somente o cerume que já se desprendeu do conduto do ouvido e se encontra solto entre as curvinhas da orelha, e isto pode ser feito com um pano ou com os dedos, sem perigo de machucar o bebê.

Outra questão importante é a otite. Sobretudo no inverno. As infecções no ouvido, segundo dados estatísticos norte-americanos, ocorrem em praticamente toda criança. Considera-se que até os 2 anos de idade toda criança já terá sofrido um ou dois episódios de otite média aguda. Em crianças acometidas por gripes (que são virais), a incidência da otite é de 30%. Essa infecção é mais comum em crianças pequenas porque sua trompa (o tubo que liga o ouvido médio à faringe) é mais alargada e irregular, permitindo a entrada de secreções, o que pode levar direta ou indiretamente a infecção no local. Se seu bebê tem tido crises repetidas de infecção do ouvido, provavelmente o pediatra vai encaminhá-lo para uma avaliação de um otorrinolaringologista – que, por meio de um exame simples e pouco invasivo (a nasofibroscopia), verificará se há alguma alteração que necessite de tratamento mais abrangente.

Há muitos anos nós, pediatras brasileiros, recomendamos empiricamente a lavagem nasal freqüente de bebês e crianças com soro fisiológico. Recentemente, um estudo canadense demonstrou cientificamente que esta é uma maneira simples e eficaz de prevenir a otite em crianças

fonte: Dr. Sylvio Renan

Nenhum comentário: