Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mudanças bruscas de temperatura

Do inverno quente dos últimos dias, boa parte do Brasil amanheceu nesta terça-feira (13) com um dia frio e chuvoso. Para aqueles que já possuem doenças respiratórias, a mudança brusca de temperatura é perigosa.

Esta mudança afeta quem tem problemas de saúde, principalmente asma e rinite. Quem não está se tratando pode até parar em um pronto socorro em decorrência de uma crise. É comum aumentarem os casos de asma, crises de falta de ar e pneumonia, em especial em idosos e crianças.

O muco protetor das vias respiratórias está desprotegido por causa do tempo seco e, então, as doenças crônicas podem se agravar. a temperatura mais baixa gera maior aglomerado de pessoas o que facilita a circulação de vírus e uma maior ocorrência de infecções.

Para se prevenir, além da vacinação contra gripe e outras viroses, é importante manter a ventilação de locais fechados, fazer higiene nasal, manter uma boa hidratação e se agasalhar bem - sem passar calor. Quem já tem uma doença crônica como asmas e rino-sinusites deve manter o tratamento e medicações para evitar crises.

A poluição das grandes cidades também é um fator que contribui para as doenças respiratórias. Por este lado a chuva veio em boa hora. A suspensão das partículas no ar estava muito elevada por causa do tempo seco. As pessoas estavam com as mucosas do nariz e garganta ressecadas o que também provoca problemas de saúde. A chuva aumenta a umidade e deposita as partículas de poluição.

Nenhum comentário: