Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de março de 2010

Balão intragástrico é alternativa para obesos mórbidos perderem peso...

Para os 15 milhões de brasileiros que lutam contra a balança, uma alternativa usada antes de se submeter à cirurgia de redução de estômago é a técnica que introduz um balão de silicone no estômago. O Balão intragástrico simula a sensação de saciedade e diminui a fome, mas seus resultados a longo prazo ainda são questionados por especialistas.

Regulado pelo CFM, o balão é indicado para pessoas superobesas, com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 50kg/m2, e em fase pré-operatória. Ele não substitui programas clássicos de emagrecimento, requer acompanhamento nutricional e endocrinológico, além da aderência do paciente antes, durante e depois do procedimento.

A prática não é cirúrgica e, por isso, não pode ser comparada aos vários tipos de intervenções bariátricas. É como uma endoscopia onde o balão é inserido no estômago, preenchido com soro e solução de azul de metileno estéril (500ml a 700ml) – dura cerca de duas horas. O paciente volta para casa pouco tempo depois. O balão permanece no estômago por até 6 meses.

Mais uma para hoje: acabou a festa da Sibutramina! Em breve, sua venda será condcionada ao receituário B2 (azul) e os medicamentos terão TARJA PRETA.

Nenhum comentário: