Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

o Controle de Peso e o Câncer...

A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio. É o que aponta o relatório Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física, lançado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF), nesta quinta-feira (4), Dia Mundial do Câncer.

Os números revelam, ainda, que 41% dos tumores de estômago, 34% de pâncreas e 37% do intestino grosso (colorretal) poderiam ser evitados por meio da combinação exercício físico/combate à obesidade.

No total, 19% de todos os cânceres poderiam ser evitados com a dobradinha "dieta e exercícios". No caso específico de doze tumores, esse percentual chega a 30%: boca, faringe e laringe; esôfago; pulmão, estômago, pâncreas; vesícula; fígado; intestino grosso (colorretal); mama, endométrio; próstata e rim.

O controle do peso, sem a prática de atividade física, também é eficaz no controle dessas doze neoplasias, podendo evitar 13% dos casos, acrescenta o Inca.

O documento também chama a atenção para a importância de medidas simples, como consumo de água potável, cuidado com a higiene e a conservação dos alimentos.

Na Estimativa 2010, Incidência de Câncer no Brasil, divulgada pelo Inca em novembro passado, dos 375.420 casos da doença estimados para o Brasil para este e o próximo ano (excluindo-se os tumores de pele não-melanoma, que são tratados ambulatorialmente), 112.636 poderiam ser evitados se fosse banido o consumo de tabaco e 131.397 seriam evitáveis por meio de hábitos de alimentação saudável. Os fatores de proteção (alimentação) e de risco (tabagismo) não podem ser somados. Combinados, previnem 40% dos tumores.

Nenhum comentário: