Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Restrição de gorduras na alimentação pode melhorar o humor

Dietas com muito pouco carboidrato são frequentemente utilizadas para promover a perda de peso. Entretanto, um recente estudo australiano – publicado este mês na revista científica Archives of Internal Medicine – indica que uma dieta menos calórica de restrição de gorduras apresenta vantagens sobre a restrição de carboidratos em relação ao humor e ao afeto em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Os pesquisadores avaliaram as mudanças no peso corporal, humor e bem-estar, e função cognitiva em 106 pacientes obesos ou com sobrepeso – divididos para receber dieta com restrição calórica (1433-1672kcal), isocalórica planejada, com muito pouco carboidrato, e com muita gordura; ou uma dieta com muito carboidrato e pouca gordura , durante um ano. A idade média dos indivíduos analisados foi de 50 anos, e o índice de massa corporal foi de 33,7.

Após um ano, a média de perda de peso foi de 13,7+1,8kg, sem diferença significativa entre os grupos. Ao longo do estudo, houve uma interação significativa entre o Spielberger State Anxiety Inventory (medida de ansiedade), Beck Depression Inventory (medida da depressão), e os resultados do Profile of Mood States (medida do humor) em relação aos transtornos de humor, raiva-hostilidade, confusão e depressão como resultado de maior melhoria nestes estados emocionais para a dieta de restrição de gorduras, em comparação com a dieta pobre em carboidratos. A memória funcional melhorou ao longo de um ano para ambas as dietas, porém a velocidade de processamento permaneceu inalterada.

Fonte: Arch Intern Med. Volume 169, Number 20, 9 Nov 2009. Pages 1873-1880

Nenhum comentário: