Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cuide de sua voz, para que ela não fique tão rouca.

A voz pode esconder problemas nas cordas vocais ou em outras estruturas próximas a elas na região cervical. Há quem goste de tê-la (a voz) rouca, por parecer "sensual", mas a rouquidão pode ser um problema para quem viva por conta da voz, já que traz alguns transtornos juntamente com ela (a rouquidão).

Há como evitar que sua voz fique rouca e aí vão algumas dicas simples:

1. O ar condicionado não é uma boa opção para a voz, pois ele resseca o ar e as próprias cordas vocais. Se você precisa do ar condicionado ou não tem como se livrar dele, tente umidificar o ambiente onde você está.

2. Evite gritar e sussurrar. Pois é, o sussurro també machuca as cordas vocais.

3. Afaste-se de ambientes enfumaçados. A fumaça é irritante do aparelho respiratório e a fumaça do cigarr, então, nem se fala.

4. Bebidas alcoólicas ressecam as cordas vocais e as danificam. Não é nem pelo gelo, é o álcool mesmo o problema!

5. Pigarrear faz mal para as cordas vocais. O pigarro dá um "choque" nas cordas vocais, portanto...

6. Chocolate não é um bom amigo das cordas vocais, por engrossar a saliva , formando um muco espesso que as recobre e dificulta suas vibrações.

7. Maçã, Caju e Salsão são bons amigos da voz, por terem propriedades adstringentes e "limparem" o trato respiratório.

8. O uso de cintos apertados também forçam o aparelho respiratório e prejudicam a dinâmica vocal. Gravatas apertadas, então, nem é preciso falar, certo?

9. Água é excelente para hidratar todas as vias respiratórias altas. Mas recuse temperaturas extremas: nada muito gelado ou muito quente, por favor.

10. Quando estiver com alguma infecção respiratória alta (resfriado, gripe, laringite, faringite, otite, etc) evite falar: poupe sua voz e evite as eventuais sobrecargas sobre as suas cordas vocais.

Nenhum comentário: