Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Origem da Vida

Segundo a bióloga Helen Hansma, da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, os espaçoes entre as camadas de lençol mineral d mica podem ter sido o ambiente que deu origm às primeiras formas de vida na Terra.

Essa hipótese foi apresentada durante a reunião anual da Sociedade Americana de Biologia Molecular, que aconteceu no final do ano passado.

A pesquisadora explica que essa nova possibilidade não tem as incngruências que as outras hipóteses apresentam e defende que esta é a mais completa das teorias atuais.

A hipótese da "sopa da vida", poe exemplo, que diz que a vida teria surgido aleatoriamente no oceano primitivo, não explica como as primeiras moléculas se reuniram e se organizaram. Também há a tese de que a vida teria se originado na superfície de minerais na crosta, não evidenciando, também, como as moléculas teriam obtido água suficiente para se manter estáveis.

Já os pequenos espaços entre as camadas de mica submersa nos antigos oceanos da Terra podem ter fornecido o ambiente perfeito para o surgimento das primeiras moléculas de vida.

O mineral teria sustentação, proteção, água e energia suficientes para que a vida surgisse com tranquilidade.

Os cristais de mica, formados por átomos dispostos em forma de hexágono, são ricos em água e os espaços "entre os lençóis são ricos em potássio, com concentrações muito parecidas com as encontradas em nossas células.

Para a biologia, a água do mar teria fornecido o cálcio e minerais. Além disso, o movimento dos lençóis, causados pelas corrente marítimas e pelas mudanças de temperatura, teriam reunido e organizado as moléculas e fornecido energia necessária para a vida.

Nenhum comentário: