Há 150 tipos diferentes de vírus HPV.
40 tipos têm preferência pela mucosa genital.
De acordo com o grupo a que pertencem, eles deflagram verrugas genitais ou tumores.
15 deles provocam tumores malignos.
2 deles são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero.
8 em cada 10 mulheres já pegaram ou pegarão algum tipo de HPV.
20% das mulheres que contraem o vírus apresentam sinais de infecção.
11% das que têm sinais de infecção acabam com um câncer.
O vírus é constituído por cerca de 500 proteínas diferentes. Uma delas, a L1, é extraída da sua superfície e cultivada em células de outro vírus ou de fungos, conforme o tipo de vacina.
Essas proteínas se reorganizam em sósias ou HPV, chamadas de vírus-like particles (partículas semelhantes ao vírus). Elas têm exatamente a mesma aparência da versão original.
O que diferencia as cópias é a ausência do material genético. E, sem o DNA, elas se tornam inofensivas porque perdem a capacidade de infectar as células do organismo.
Quando injetadas na corrente sanguínea, as partículas são identificadas como legítimos intrusos pelo sistema imunológico, que, então, cria anticorpos específicos para bloqueá-las. Se, em outra ocasião, o verdadeiro HPV quiser aproveitar uma brecha, encontrará um organismo pronto para expulsá-lo.
Vacina bivalente – protege contra os tipos 16 e 18 do vírus, que são os que mais causam câncer.
Vacina quadrivalente – também age contra os tipos 16 e 18 do câncer e, de quebra, afasta o 6 e o 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais, que são de difícil tratamento e altamente contagiosas.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário