Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína (Porcina)

Sem Pânico, por favor!

Com todas as notícias sensacionalistas sobre a chamada gripe suína por todo mundo, achei melhor citar algumas informações mais precisas sobre ela:

Apenas aproximadamente 150 casos foram definitivamente notificadas como sendo a Gripe Suína, a maioria no México, alguns casos nos Estados Unidos e Canadá. Aparentemente 160 mortes por conta dela. Pelo menos teoricamente, não constituem uma pandemia, como alardeiam...

Este vírus não ataca os suínos, então, pode-se comer carne suína sem problemas...

Não existem vacinas para preveni-la. As vacinas para gripe comum, não fazem qualquer efeito preventivo para ela...

Este vírus, assustador, é, na verdade, um "mix" de vírus que circulam por aves, suínos e humanos, de acordo com as informações da OMS e da Reuters, agência de notícias. Teria sido criado em laboratório? Ainda não se sabe... ai, ai, ai!

Alguns grandes laboratórios estão verdadeiramente excitados (já recebi carta da Roche, alardeando para com esta doença e para os benefícios do medicamento que eles produzem - um anti-viral caríssimo, chamado Tamiflu). Parece que sonham em vender algo como 400 milhões de embalagens do tal produto - aí as ações da Roche na bolsa de valores estarem a subir de valor.

A produção de vacinas para qualquer dessas gripes "novas" sempre demoram algo em torno de 6 meses a um ano para serem padronizadas e produzidas... vamos ter de aguardar pelo menos este período, sem absorver um comportamento demasiadamente apreensivo.

Sua melhor defesa será, sempre, um sistema imune trabalhando bem.

Nenhum comentário: