Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Porcina

A Organização Mundial de Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) que o nível de pandemia mundial para o surto de gripe suína atingiu nível 5, em uma escala de 1 a 6, indicando que existe ameaça iminente de pandemia global.

"Com base nas informações atuais e em análises de especialistas, eu decidi elevar o nível de alerta da pandemia de influenza da atual fase 4 para a fase 5", anunciou Margaret Chan, diretora-geral da OMS. "A pandemia está evoluindo rapidamente e a situação deve ser levada muito a sério."

Keiji Fukuda, diretor-assistente da OMS, acrescentou que os países devem avaliar a situação da infraestrutura necessária para lidar com a pandemia e aumentar o acompanhamento de casos suspeitos.

Ao mesmo tempo em que a diretora da OMS anunciava a decisão, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concedia em Brasília uma coletiva de imprensa, na qual explicou que as medidas recomendadas pelo órgão internacionais "já estão sendo tomadas no Brasil desde sábado".

"Agora o que vamos fazer é aguardar que surjam recomendações adicionais da OMS em relação a essa situação", acrescentou o ministro.

Temporão também confirmou que o Brasil tem dois casos suspeitos e monitora o estado de saúde de outras 36 pessoas.

Nesta quarta-feira, Alemanha e Áustria confirmaram seus primeiros casos de gripe suína, aumentando para 11 o número de países com casos confirmados da doença, segundo os governos locais: México (49), Estados Unidos (91), Canadá (19), Espanha (10), Inglaterra (3), Alemanha (3), Nova Zelândia (3), Israel (2), Escócia (2), Costa Rica (1) e Áustria (1). Esses números incluem sete mortes no México e uma nos Estados Unidos, casos em que a ligação com a gripe suína foi confirmada; além dessas, o governo mexicano estima que as doença pode ter matado mais de 150 pessoas no país.

A contagem oficial da OMS relata 148 casos confirmados em todo o mundo - um número menor do que os 184 anunciado pelos órgãos de saúde nacionais. Segundo Rubén Figueiroa, gerente da unidade de doenças transmissíveis da Organização Pan-americana da Saúde, representante regional da OMS, explica que essa diferença se deve ao tempo que os casos levam para serem catalogados pelo organismo internacional. "Vocês da mídia provavelmente conseguem informações muito mais adiantadas do que a gente, mas nós da OMS temos que lidar de forma prudente e verificar seriamente todas as informações não-oficiais do país", afirmou em Brasília o representante.

O nível 4 de pandemia indica que a doença está se espalhando de ser humano para ser humano. Aumentar o índice para nível 5 significa que a doença tem dois focos, em ao menos dois países, indicando pandemia iminente.

Questionada sobre as precauções que o cidadão comum deve tomar diante da nova classificação, Margaret Chan declarou que as precauções tradicionais devem ser mantidas, evitando riscos desnecessários. "Eu diria que o costume de trocar beijos ou abraços ao cumprimentar conhecidos poderia ser evitado."

Nenhum comentário: