Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Atividades físicas na gestação

As gestantes do século XXI trabalham, pegam transporte público ou ficam presas no trânsito, têm atividades acadêmicas, profissionais, domésticas: enfim não fazem o repouso necessário. A maioria, para cuidar do peso e do corpo, faz esporte com freqüência!

É importante manter - ou começar - a atividade física durante a gravidez, mas com moderação e cuidados. Os exercícios podem ajudar no sistema cardio-respiratório e toda musculatura da gestante, ainda permite o controle de peso, ganhar maior resistência respiratória e obter autocontrole em situação de stress, que é o parto.. Para o bebê, a saúde da mãe é essencial para o pleno desenvolvimento e capacidade de respiração para o parto.

Nos primeiros três meses fica vetado fazer exercícios físicos de alto impacto (correr, step, spinning), praticar esportes como lutas marciais. Depois dos três primeiros meses, caminhadas diárias são indicadas. É essencial a orientação de uma nutricionista para manter uma dieta balanceada e adequada para toda gravidez.

Se a gestante já praticava alguma atividades físicas anteriormente, pode continuar fazendo, mas as que não tinham essa rotina não devem começar justo agora que engravidou. Somente caminhadas são recomendadas para as sedentárias.

Quem freqüenta academia não deve fazer exercícios de step ou carga, nem esportes como andar a cavalo nos três primeiros meses. Andar sempre é boa opção.

A gestante que mantém um personal trainer, deve seguir as orientações do profissional. Se treina numa academia, peça ajuda do professor para não exceder nos exercícios com peso e agachamentos. As atividades mais indicadas são: caminhada, ioga e relaxamento.

Atenção: a atividade física na gestação é contra-indicada somente em ameaça de aborto ou risco de parto prematuro. Também deve-se ter cautela em gestação de risco com o multiparidade (gêmeos). Siga - rigorosamente - as orientações do seu médico.

Nenhum comentário: