Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Alimentos Light: vale a pena?



Alimentos light são boas opções quando se quer exagerar um pouquinho à mesa, certo? Errado. Esse é um dos grandes mitos que rondam a questão de ingredientes que levam esta nomenclatura.

Vale lembrar que nem todos os produtos light possuem redução calórica e que algumas vezes essa redução é muito pequena. Assim, antes de optar pelo uso destes alimentos avalie se vale a pena consumi-los ou comer uma quantidade pequena do alimento convencional.

A maioria das pessoas comete esse tipo de engano, porque não sabem distinguir o light e o diet de um alimento comum. Saiba de uma vez por todas as diferenças para não cair nesta armadilha.

Os produtos light são aqueles que possuem redução de algum produto ou nutriente. Pode ser redução de calorias, de gordura, de açúcar, de sal e tantos outros ingredientes. Para ser considerado light o produto deve ter diminuição de, no mínimo, 25% em relação ao produto original.

Portanto, o light não é essencial a quem deseja emagrecer. Ao consumir ingredientes light, a pessoa pode deixar de engordar, mas não necessariamente emagrecer.

Os produtos diet, por sua vez, são totalmente voltados aos diabéticos, pois eles apresentam a redução de açúcar.

O diet não acarreta em uma saúde melhor, pois a falta de açúcar é compensada com o acréscimo de gordura para tornar o alimento mais agradável ao paladar.

Veja bem, mas veja bem! Não caia na conversa de que estes alimentos SEMPRE "emagrecem". Na verdade, se mal utilizados, podem ENGORDAR! Cruel, não?



fonte: site Terra, Vida e Saúde

Nenhum comentário: