Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Leite de Vaca - Alergia e Intolerância.


Mais de quarenta sintomas são decorrentes da alergia e intolerância ao leite de vaca. Cólica, diarréia, asma, bronquite, conjuntivite, irritabilidade, dermatite, baixo rendimento escolar e depressão são apenas alguns deles.

O leite materno, sem dúvida, é a melhor opção para a alimentação de lactentes.

É o melhor alimento para o lactente até pelo menos aos seis meses de vida, não sendo necessária nem a suplementação com outros alimentos. Depois, podem-se introduzir alimentos apropriados para a idade, com a continuação do aleitamento materno. As vantagens do aleitamento materno são indiscutíveis, incluindo as imunológicas, nutricionais, fisiológicas, odontológicas, e psicológicas.

Entretanto, as proteínas do leite de vaca podem causar maiores problemas às crianças de pouca idade.
O que é alergia às proteínas do leite?
A alergia às proteínas envolve princípios completamente diferentes da intolerância à lactose. Não existe alergia à lactose, pois, sendo um açúcar, a lactose não apresenta alergenicidade. Diversas proteínas podem causar alergia, incluindo as do leite, do ovo, do trigo e do amendoim, dentre outras. Entretanto, as proteínas do leite e as dos ovos são as que causam maiores problemas às crianças de pouca idade.

O que causa a alergia?
A alergia é causada em crianças por proteínas que não existem normalmente no leite humano e que são introduzidas na nova alimentação do bebê. O uso exclusivo do leite humano até aos seis meses de vida reduz significantemente a incidência cumulativa de alergia ao leite de vaca, durante os primeiros 18 meses de vida.

É muito comum a alergia às proteínas do leite?
A alergia ao leite de vaca é uma das alergias mais comuns em crianças, talvez porque o leite de vaca usualmente é o veículo para a primeira proteína estranha ser introduzida no estômago das crianças. Embora o leite de vaca esteja implicado com problemas de alergia, cerca de 50% das crianças apresentam alergia simultânea às proteínas de outros alimentos, incluindo ovos, soja, amendoim, achocolatados, laranja, peixes e trigo. Cerca de 50 a 80 % das crianças que apresentam alergia ao leite também podem apresentar alergia a inalantes alergênicos, como pólen, pêlos (de gato, por exemplo), mofo, poeira de carpetes, etc.

Por que a prevalência da alergia ao leite é maior na infância?
A alergia surge basicamente devido a dois fatores: predisposição genética (do pai ou da mãe) e introdução de alimentos potencialmente alergênicos antes dos seis meses de vida. Quando nascem, os bebês têm um sistema imunológico imaturo e dependem muito dos anticorpos do leite da mãe. O sistema digestivo não está preparado para substâncias que não venham do leite da mãe. O fator principal que causa a alergia é a introdução precoce na alimentação de substâncias que causam alergias. As reações alérgicas ocorrem menos quando o leite de vaca é introduzido na alimentação após os seis meses de vida.



Os sintomas da alergia podem ser classificados em seis tipos:

:: Sistema Gastrointestinal: cólica, vômito, diarréia, sangue nas fezes, constipação, gases, colite e náusea.

:: Sistema Respiratório: nariz escorrendo, espirros, tosse, asma, congestão, bronquite, coceira no nariz, sintomas de gripe, respiração pela boca e respiração difícil.

:: Olhos: olhos lacrimejantes, vermelhos, círculos escuros, coceira e
conjuntivite.

:: Sistema Nervoso Central: irritabilidade, perda de sono, tontura prolongada e cansaço.

:: Pele: eczema, dermatite, urticária, vermelhidão, vermelhidão no reto, coceira, inchamento dos lábios, boca, língua e garganta.

:: Outros sintomas: infecção no ouvido, perda de peso, suar em excesso, baixo rendimento escolar, dificuldade de convivência, depressão e choque anafilático.


Os sintomas da alergia podem surgir imediatamente ou até várias horas ou dias após a ingestão do alimento.

6 comentários:

Unknown disse...

Dr. Carlos, minha filha de 3 meses mama somente no peito e esta apresentando sintomas da Alergia ao Leite.
O pediatra pediu a exclusão total do leite na minha alimentação, inclusive traços de leite e proteínas.
O sr sabe me dizer, se é verdade que a proteína pode ser absorvida por mim através de um creme, shampoo, ou produtos de beleza, a um ponto de ser transmitido para ela no leite materno?

Carlos Alberto Rey disse...

Muitas mamães não devem entender como pode uma criança ter alergia ao leite. Tenham calma. A alergia não é ao leite materno, e sim à proteína encontrada principalmente no leite de vaca.

Um bebê alérgico à proteína do leite de vaca e que está em aleitamento materno exclusivo pode apresentar sintomas de alergia caso a mãe se alimente de leite de vaca e seus derivados.

O motivo é simples: a proteína alergênica passa para o leite materno e chega até o bebê causando alergia. Basta a mamãe evitar esse tipo de alimentação que a alergia do bebê passará.

Esse tipo de alergia ocorre em 2 a 5% das crianças e normalmente inicia-se após o desmame. Com o tempo, o sistema imunológico desenvolve tolerância à proteína do leite.

Ao fim do primeiro ano, 50% das crianças não apresentam mais alergia, 75% aos dois anos e próximo a 90% com 3 anos de idade. As crianças que ficam alérgicas após os três anos de vida têm a tendência de ficar alérgica por mais tempo.

As causas da alergia à proteína do leite de vaca são predisposição genética (quem tem histórico de alergia na família é mais vulnerável a ter também), introdução precoce de alimentos alergênicos, como leite de vaca e ovo, sem que o sistema digestivo do bebê esteja preparado para recebê-los. Os bebês têm o sistema imunológico imaturo e dependem muito dos anticorpos do leite da mãe.

Unknown disse...

Obrigada pela resposta Dr. Estou fazendo a exclusão na minha alimentação, mas os sintomas ainda continuam, como irritabilidade, coceira e sangue nas fezes. Li que se a mãe usar produtos de beleza que contenham a proteína, isso pode ser transmitido pro bebê pelo leite materno.
Você sabe se isso é verdade?
Obrigada novamente

Carlos Alberto Rey disse...

Tudo que caia na circulação passa para o leite. Muitas coisas aplicadas na pele são absorvidas pela circulação da pele, portanto...

Unknown disse...

DR. CARLOS,meu filho tinha 45 dias quand0 apresentou a primeira crise que o pediatra chamou de alergia e isso era direito tosse, nariz entopido e otite, inalação xarope e nada então troquei de pediatra e descobrimos que ele tinha refluxo ( ele parou de mamar no peito com 5 meses) tratei mas mesmo assim as crises não paravam, com 8 meses ficou internado com bronquiolite nisso ate hj tem crises ida e volta a PS ate que numa dessas idas descobri que ele esta com bronquite- asma esta em uso de bombinha, por conta propria passei com pneumologista e ele confrmou a bronquite e tambem passei com alergologista para fazer exames alergicos para minha surpresa ele não é alergico a pó e nem fungos que é geralmente responsavel pela bronquite ele é alergico a alimento infantil como leite de vaca e outros agora acabamos de fazer outros exame para ver se é o leite de vaca ou peixe,amendoim,soja,trigo...hj ele tem 2 anos e um mes, sofro pq tem crises direito nem bem sara e começa outra... Pode mesmo ser o leite causador da bronquite dele? se for o q devo fazer ele gosta muito de leite, danone....Obrigada ANA PAULA

Doidas e Santas disse...

Dr. Carlos, meu filho apresenta alergia ao leite de vaca desde o desmame do leite materno com 1 ano. O pediatra pediu que eu retirasse da dieta derivados do leite, acidulantes, corantes, estabilizantes, maltodextrina...entre outros. Comecei então usar leite Isomil por mais de 1 ano, até que iniciei o leite de soja. Meu filho hoje está com 3 anos e para meu desespero foi diagnosticado alergia a soja. Ele está apresentando hipotermia noturna que me faz correr para o hospital e nenhum médico sabe me explicar o que está acontecendo. Meu filho está na escola e eu tenho muito medo dele apresentar qualquer sintoma alérgico e ficar sem socorro, andamos com o kit de adrenalina para todo lugar. Ele é uma criança esperta, isso me alivia, mas agora sua ingestão de cálcio está baixíssima e ele perdeu peso. Peço pelo amor de Deus, me dê uma luz? Sou do interior de Minas Gerais à 110km de BH, já fiz uma peregrinação em consultórios médicos, meu filho já está traumatizado. Suas limitações deixam a nossa família em estado alerta 24 hs. Se o sr. não puder me ajudar, me indique alguém a quem eu possa recorrer. Desde já agradeço sua atenção. Um grande abraço, Daiane