Pesquisar este blog

sábado, 5 de julho de 2008

SUS: direito de todos!


Pois é: qualquer um de nós tem direito ao atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele nasceu há dez anos para resolver as enoooormes falhas do antigo sistema de saúde falido. Tinha como acompanhante a cpmf, que seria a verba destinada para a Saúde, no intuito de estruturá-la. Há, abaixo, as seis regrinhas que podem nos ajudar a entender nossos direitos e deveres para com o SUS. Mas, como aceitar que a realidade abaixo tenha algo de verdadeiro se podemos notar o sucateamento da Saúde em todo o País?

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde. => ordenado e organizado? Tem. Mas precisa procurar um bocado!

2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema. => é verdade! Temos mesmo! Mas onde?

3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. => livre de discriminação está relativamente fácil, afinal, a discriminação dá cadeia, mas "acolhedor"? Onde, caramba? Onde? Deve ter, mas gostaria de saber onde!

4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos. => certíssimo! Nada como respeitar a sua pessoa!

5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada. => bom, essa é a nossa parte! A gente é que se cuide!

6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos. => frase de efeito, sem efeito!

Nenhum comentário: