Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Tomate: fonte de antioxidante que previne câncer.


O tomate é a segunda hortaliça de maior consumo no Brasil, perdendo apenas para a batata, e a relação de suas qualidades é extensa: baixo teor de gordura e de energia, fonte importante de vitaminas A e C, de sais minerais, de fósforo e potássio. Além disso, um tomate de 100 gramas possui 24 calorias, 0,30 gramas de gordura, 60 microgramas de retinol e 3,1 miligramas de licopeno.

“Muito estudado nos últimos tempos, o licopeno é um pigmento que age como antioxidante, auxiliando na prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de próstata”, afirma a nutricionista Liliana Bricarello, da diretoria do Departamento de Nutrição da SOCESP.

Os mais conhecidos são os tomates vermelhos, mas há também os amarelos, verdes e roxos. Os vermelhos e amarelos possuem essa cor em função da presença de carotenóides específicos: licopeno e b-caroteno, respectivamente.

Nos tomates verdes, a clorofila, que constitui o pigmento verde essencial à fotossíntese, é retida com o amadurecimento. A cor dos tomates roxos deve-se a outra classe de pigmentos, as antocianinas.

Ao comprar tomates, é preciso levar em conta a forma como serão preparados. Para molhos, sopas ou cremes, precisam ser bem maduros, vermelhos, sem machucados ou manchas. Para saladas, cor uniforme, firmes e lisos.

fonte: SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: