Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

Neurodermite


A neurodermite, também conhecida como neurodermatite ou lichen simplex chronicus (líquen plano crônico), é uma condição de pele que começa com uma coceira na pele. O ato de coçar ou de esfregar constantemente a pele demanda ainda mais coceira. Este ciclo de coceira faz com que a pele afetada se torne espessa e coriácea (semelhante à textura do couro). O paciente pode desenvolver várias lesões com coceira, geralmente no pescoço, pulso, antebraço, coxa ou tornozelo.

As causas exatas da neurodermite não são inteiramente conhecidas. Às vezes, ela começa com algo que simplesmente roça ou irrita a pele, como roupas apertadas ou uma mordida de inseto, por exemplo. Em alguns casos, a neurodermite está associada a outras condições da pele, como pele seca, eczema ou psoríase.

O estresse e a ansiedade também podem provocar prurido. As mulheres são mais propensas a desenvolver neurodermite do que os homens e a idade predominante é entre os 30 e 50 anos.

Os sinais e sintomas de neurodermite incluem manchas na pele com coceira, textura de couro ou pele escamosa nas áreas afetadas, porções da pele vermelha ou mais escuras do que a pele restante. A condição envolve áreas como cabeça, pescoço, pulso, antebraço, tornozelo, vulva, escroto ou ânus.

A coceira, que pode ser intensa, também pode ser intermitente ou constante. Quanto mais a pessoa coça, mais coceira aparece. A coceira pode ser tão intensa que pode se manifestar mesmo enquanto o paciente está dormindo, muitas vezes chegando a acordá-lo. A neurodermite não é fatal ou contagiosa, mas a coceira pode ser tão intensa ou recorrente que interrompe também a função sexual e uma melhor qualidade de vida.

O diagnóstico da neurodermite é eminentemente clínico, baseado na história médica do paciente e na observação direta das lesões. Não há nenhum exame específico que diagnostique a neurodermite.

O tratamento da neurodermite aguda deve ser feito com o uso de cremes à base de corticoides, duas vezes por dia, durante sete dias. O tratamento deve ser complementado com a ingestão de bastante líquido e o uso de cremes hidratantes. Deve-se evitar quaisquer medidas que agridam ainda mais a pele, como água quente e o uso de esfoliantes ou buchas.

Um recurso caseiro que, no entanto, não exclui nem substitui o tratamento indicado pelo médico, consiste em aplicar compressas de chá de camomila, que ajuda a aliviar a coceira. A ruptura do ciclo de coceira da neurodermatite é o maior desafio a ser vencido. Para que a pessoa deixe de se coçar, ela pode usar um remédio antialérgico e uma pomada de corticoide. Estes remédios ajudarão a resistir à coceira e a proteger a pele. O sucesso do tratamento depende da resistência ao impulso de coçar as áreas afetadas ou de encontrar medicamentos que acabem com ela.

É importante resistir, o quanto possível, ao impulso de se coçar, porque isso desencadeia mais coceira. Também devem ser identificados e eliminados os fatores que possam agravar o problema.

O coçar persistente pode levar a uma ferida, uma infecção bacteriana ou a cicatrizes permanentes e mudanças na cor da pele. A coceira também pode interromper o sono da pessoa e piorar sua qualidade de vida.

Nenhum comentário: