Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Whey Protein


A Whey protein é um suplemento proteico derivado da proteína do soro do leite extraído através de um processo especial, quando esse é transformado em queijo. Este processo de extração faz com que seja possível obter-se uma alta concentração de proteínas. Há diferentes processos de extração, resultando em diferentes tipos de Whey protein, os quais passam por diversos processos de microfiltração e ultrafiltração.

Basicamente, existem três tipos de Whey protein:

1.Concentrado de Whey protein, o tipo mais usualmente encontrado, resulta em 60% a 80% de proteínas.
2.Isolado de Whey protein, que possui uma quantidade muito maior de proteínas (cerca de 90%), sem gorduras e carboidratos. Esse tipo de suplemento é também uma ótima opção para quem busca uma diminuição dos índices calóricos, eliminação de tecido adiposo e perda de peso.
3.Hidrolisado de Whey protein, em que o soro passa por uma hidrólise (quebra de moléculas feita pela água) que quebra as cadeias proteicas em peptídeos menores, favorecendo a absorção desse tipo do suplemento.

A diferença entre esses tipos de Whey protein reside principalmente no índice de concentração de proteínas, que varia de acordo com o processo de filtração utilizado. Há também a diferença em relação à digestiblidade e ao tempo de absorção de cada um pelo organismo.

O suplemento de Whey protein tem um alto índice proteico e é ideal para a constituição de massa muscular, devido ao seu valor biológico e ao poder de reabilitação de músculos que eventualmente tenham sido lesados. Outra característica que a síntese proteica demonstra é a melhor e mais rápida recuperação em quadros de exercícios excessivos.

A Whey protein pode também ajudar a prevenir o colesterol ruim do organismo e a controlar a pressão arterial. Alguns estudos apontam o suplemento como coadjuvante no combate à obesidade, devido à sua ação no controle da glicose. Com o uso da Whey protein durante a prática de atividades físicas, as fibras dos músculos se tornam mais fortes e maiores, isto é, elas ganham massa.

A Whey protein possui uma grande quantidade de glutamina e outros aminoácidos essenciais para o corpo, sem acréscimo de gordura e colesterol no organismo. Por essas qualidades, ela é frequentemente usada por aqueles que desejam fazer uma modelagem muscular ativa.

A quantidade de Whey protein que deve ser consumida é variável e dependente da necessidade de cada indivíduo. O ideal é consultar um profissional qualificado que irá determinar a quantidade necessária, conforme o resultado dos testes e exames. Sem isso, o método mais utilizado é usar de 1 grama a 1,5 grama por quilo de peso.

Normalmente, o uso correto do suplemento de Whey protein não oferece riscos à saúde. Contudo, o uso em doses exageradas pode acarretar problemas renais. Os rins trabalham eliminando produtos do metabolismo das proteínas, como a ureia, amônia e resíduos nitrogenados. Quando o consumo de proteínas é elevado, os rins ficam sobrecarregados e não conseguem trabalhar com sua capacidade normal, o que poderá causar problemas graves neste órgão.

O suplemento de Whey protein pode ser combinado com outros tipos de suplementos alimentares. Quando ingerido juntamente com a glutamina, por exemplo, ele auxilia no crescimento celular. Aminoácidos essenciais também podem ser consumidos juntamente com a Whey protein, oferecendo melhoras na recuperação muscular, diminuição da fadiga, fortalecimento no sistema imunológico e diminuição e recuperação de micro lesões.

Durante a prática de atividades físicas, principalmente as que exigem muito esforço, as fibras dos músculos sofrem um desgaste devido ao processo catabólico a que são submetidas. Com o uso da Whey protein, as fibras musculares se tornam mais fortes e maiores, isto é, ganham massa.

Uma das vantagens de usar a Whey protein é que ela fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo. A literatura científica refere-se à Whey protein como excelente fonte de proteína, devido a seu perfil de aminoácidos e seu poder para formação de massa muscular. Os aminoácidos encontrados em sua composição possuem a capacidade de produzirem energia, sem o uso de carboidratos.

As proteínas são as principais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento muscular. A Whey protein, portanto, é indicada para aquelas pessoas que desejam adquirir massa muscular, por possuir alto índice de valor proteico, ideal para essa constituição de massa, e também devido ao seu valor biológico e ao poder de reabilitação muscular que proporciona aos que praticam exercícios físicos.

Nenhum comentário: