Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de julho de 2017

Síndrome de Sjögren



É uma doença auto-imune de causa desconhecida que afeta as glândulas lacrimais e salivares, causando olho e boca seca. Os sintomas de olho seco podem apresentar-se como sensação de areia nos olhos ou de corpo estranho, dificuldade para abril os olhos pela manhã, vermelhidão. A boca seca leva a dificuldade de comer alimentos secos sem ingerir líquido, língua grudada no céu na boca pela manhã, feridas pequenas nos cantos da boca, cáries freqüentes e quebra fácil dos dentes.  

É um tipo de reumatismo porque pode causar inflamação nas articulações, músculos. Tem dois tipos de S. de Sjögren: a primária, quando o paciente só tem essa doença e a secundária quando ela é associada com outra doença reumatológica como a Artrite Reumatóide, Lúpus Eritematoso sistêmico.  

A causa é ainda indefinida, entretanto, causas ambientais e genéticas estão relacionadas com o aparecimento da doença.   

A queixa do paciente de olho e boca seca ajudam muito no diagnóstico. Além disso, a confirmação por um Oftalmologista, da medida da quantidade de lágrima é fundamental (Teste de Schirmer) e se o olho já tem lesão (Corante) A cintilografia das glândulas salivares revelar a dificuldade de salivação Algumas vezes é necessário uma biópsia da glândula salivar na gengiva. Exames de sangue também ajudam no diagnóstico como um FAN ou Fator reumatóide positivos.  

Pele seca, dor articular, comprometimento pulmonar, vagina seca, cansaço fácil, alergias freqüentes, cálculos renais, sintomas neurológicos, pulmonares (bronquite, tosse seca, e falta de ar).   

Deve ser feito para todos os pacientes: usar colírios constantemente para lubrificar os olhos e evitar lesões como úlcera de córnea, usar saliva artificial, ingerir muito líquido, higiene oral, ir ao dentista freqüentemente. Tratar os órgãos acometidos com medicações específicas: Articulações, fadiga, olho e boca seca- hidroxi-cloroquina Pele-hidratação especialmente com hidratantes com pouca água para não evaporar rapidamente Pulmão- corticoesteróide e outros imunossupressores.   

Nenhum comentário: