Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Distúrbios do sono podem agravar depressão em adolescentes


Segundo a pesquisadora Ellie McGlinchey, do Columbia University Medical Center, em Nova Iorque, já se sabe que há consequências emocionais da privação de sono em adultos.

Em adolescentes que já são vulneráveis esta privação também pode exacerbar suas labilidades emocionais. Por isso, os pesquisadores queriam verificar se uma redução nos distúrbios do sono dos adolescentes poderia ajudar a melhorar a depressão.

Foram realizados dois ensaios clínicos randomizados. Em ambos os estudos, descobriu-se que o curso da depressão era muito pior quando os transtornos do sono persistiam mesmo após o tratamento. A pesquisa foi apresentada na Anxiety and Depression Association of America (ADAA) Conference 2016.

O primeiro estudo, que incluiu 63 adolescentes, comparou a psicoterapia interpessoal versus tratamento usual. O segundo estudo, intitulado Treatment for Adolescent Depression Study (TADS), incluiu 439 adolescentes e comparou a terapia cognitivo-comportamental (TCC) vs terapia com fluoxetina vs TCC mais fluoxetina vs placebo.

Em ambos os ensaios, os participantes foram avaliados durante todo o tratamento e no pós-tratamento para sintomas de depressão autorreferidos, sintomas de insônia e melhora clínica geral.

Nos dois estudos, os adolescentes cujos distúrbios do sono persistiram ao longo do tempo apresentaram sintomas depressivos significativamente piores, disse McGlinchey, não importando o tratamento que recebiam. A coordenadora destaca que os distúrbios do sono devem ser alvo de atenção em todos os tipos de modalidades de tratamento usados para a depressão.

A Dra. McGlinchey observou que hipnóticos não são indicados em pacientes jovens, porque a pesquisa sugere que essas medicações podem prejudicar o cérebro em desenvolvimento. A melhor abordagem é oferecer aos adolescentes, que são candidatos para tratamento, um programa de tratamento comportamental estruturado do sono. É importante ter em mente que alguns antidepressivos podem piorar os distúrbios do sono.



Fonte: Anxiety and Depression Association of America (ADAA) Conference 2016

Nenhum comentário: