Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Cientistas descobrem uma segunda pele capaz de amenizar as marcas da idade


Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em parceria com o laboratório Olivo Labs, relataram a síntese e aplicação de uma camada elástica na pele feita com uma substância conhecida como crosslinked polymer layer (XPL), um polímero reticulado que imita as propriedades da pele jovem e saudável.

O XPL é feito de um material à base de polisiloxano regulável para elasticidade específica, contratilidade, adesão, oclusão e resistência à tração. O XPL pode ser aplicado diretamente sobre a pele, sendo de uso tópico, sem a necessidade de ativação por calor ou luz.

Em um estudo piloto, com humanos, os pesquisadores examinaram o desempenho de um protótipo do XPL que tem um módulo de elasticidade correspondente à resposta da pele normal à baixa tensão (<40%) e que resiste a alongamentos superiores a 250%, elasticamente com perda mínima de energia em repetidas deformações.

A aplicação do XPL para as bolsas de gordura formadas nas pálpebras inferiores de doze indivíduos resultou em uma redução média da formação das bolsas de dois pontos em uma escala de gravidade de cinco pontos.

A plataforma XPL pode oferecer soluções avançadas para o comprometimento da função de barreira da pele; desenvolvimento de novos medicamentos, curativos e tratamentos para várias doenças de pele; além de potenciais aplicações para fins estéticos.

Fonte: Nature Materials, publicação online, de 9 de maio de 2016

Nenhum comentário: