Pesquisar este blog
sábado, 6 de junho de 2015
Diferenças existentes entre os medicamentos que têm como princípio ativo pantoprazol sódico e pantoprazol magnésio di-hidratado
Quais as diferenças existentes entre os medicamentos que têm como princípio ativo pantoprazol sódico e pantoprazol magnésio di-hidratado?
Resposta
Os inibidores da bomba de prótons (IBP) são medicamentos anti-secretores de ácido clorídrico, por isso estão indicados para úlcera péptica associada à H. pylori ou ao uso continuado de anti-inflamatório (AINEs) e ácido acetil salicílico, dispepsia não associada à úlcera, doença do refluxo gastro-esofágico (DGRE) e esofagite de refluxo, além de participarem de esquemas de erradicação de H. Pylori (Wanmmacher 2012).
Evidências clínicas demonstram similar eficácia entre os IBPs no tratamento da esofagite de refluxo e na cicatrização de úlceras pépticas e duodenais (Wanmmacher 2012).
No Brasil, pantoprazol pode ser comercializado sob a forma de pantoprazol sódico sesquiidratado e pantoprazol magnésico dihidratado 40mg (i-Helps 2012).
Pantoprazol magnésico di-hidratado é um medicamento novo (i-Helps 2012). Não é comercializado nos Estados Unidos (APhA 2010).
Pantoprazol magnésico tem meia vida de eliminação maior que o pantoprazol sódico, resultando assim a uma exposição mais prolongada ao medicamento (Hein 2011).
Estudo aleatório, duplo-cego, controlado, multicêntrico realizado na Alemanha, comparou a eficácia entre pantoprazol sódico e pantoprazol magnésico para tratamento de DRGE. O estudo demonstrou que pantoprazol magnésico é tão eficaz, seguro e bem toleraado quanto o pantoprazol sódico no tratamento de fases I e III da DRGE (Hein 2011).
A diferença entre os dois sais do fármaco pantoprazol é farmacocinética. Conforme visto, o pantoprazol magnésico tem maior meia-vida de eliminação do que o pantoprazol sódico.
E mais nada!
NÃO ADIANTA PAGAR MAIS CARO POR UM PRODUTO QUE FAZ A MESMA COISA QUE OUTRO!
LEMBRE-SE DE QUE O "MARKETING" FAZ MILAGRES COM SUA LINGUAGEM!
BIBLIOGRAFIA
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Uso Racional de Medicamentos. Temas Selecionados. Série A. Normas e Manuais Técnicos. 1a. edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
2. Hein J. Comparison of the efficacysafety of pantoprazole magnesium pantoprazole sodium in the treatment of gastro-esophageal reflux disease: a randomized, double-blind, controlled, multicentre trial. NCBI. 2011;31(9):655-64.
3. HIS-PROD Medicamentos: Histórico de Registro de Medicamentos. São Paulo: Optionline - Health Environment Legal Prevention & Safety. Dsponível em: http://www.i-helps.com. Acesso em: 23.07.2012.
4. Lacy LF, Armstrong LL, Goldman MP, Lance LL. American Pharmacists Association (APhA): Drug Information Handbook with international trade names index. 19 Ed. Lex-Comp. Ohio. 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Pinguécula refere-se a uma elevação de coloração amarelada na junção da córnea com a esclera. Na verdade, a pinguécula é um tumor ocular be...
-
A Arginina parece ter algum efeito na redução da memória e capacidade de concentração, dificuldade de aprendizagem, fadiga, na astenia fí...
-
A gravidez foi fácil, o parto foi tranquilo. Era o primeiro bebê do casal, eles estavam empolgadíssimos. Porém, em dois meses, a alegria de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário