Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

Síndrome de Raynaud


A síndrome de Raynaud, também chamada fenômeno de Raynaud ou doença de Raynaud é uma condição que afeta os vasos sanguíneos principalmente dos dedos das mãos e dos pés, embora vasos do nariz, dos lábios e dos lobos das orelhas também possam ser envolvidos.

É uma síndrome que pode ser um fenômeno primário ou pode estar relacionada a outras condições médicas e é, então, dita secundária.


Não se conhece inteiramente a causa da síndrome de Raynaud, mas sabe-se que ela pode estar associada à vibração de ferramentas que a pessoa afetada esteja manuseando, à síndrome do túnel do carpo, doenças arteriais obstrutivas, doenças do tecido conectivo, algumas medicações, tabaco e desordens tireoidianas, dentre outras condições. Cerca de 25 por cento dos pacientes têm uma história familiar dessa condição.

Os ataques da síndrome de Raynaud parecem ser uma reação temporária dos vasos sanguíneos às temperaturas frias e ao estresse.

As pessoas em maior risco são do sexo feminino, com idades entre 15 e 30 anos, que vivam em local de clima frio e tenham história familiar da doença.

Em circunstâncias normais, quando uma pessoa é exposta ao frio, a reposta dela é diminuir a perda de calor. Elas fazem isso por meio de uma vasoconstrição periférica, que dirige o sangue para o interior do corpo.

As pessoas com a síndrome de Raynaud têm essa resposta intensificada por uma constrição intensificada dos vasos sanguíneos, sobretudo dos dedos e artelhos.

O resultado disso é uma grande diminuição no suprimento de sangue para as áreas afetadas, causando diminuição circulatória e descoloração da pele, além de outros sintomas.

A síndrome é caracterizada por episódios de espasmos dos pequenos vasos dos dedos e artelhos que se constritam (fecham) em resposta a temperaturas frias, certas exposições ocupacionais e estresses emocionais.

A pele se torna pálida, entorpecida e fria e posteriormente arroxeada ou avermelhada. Pode haver uma dor penetrante.

A síndrome de Raynaud primária, mais propriamente conhecida como doença de Raynaud, é a mais comum e suave dos dois tipos.

Uma pessoa com síndrome de Raynaud primária não tem outras desordens médicas associadas que possam causar os sintomas.

Cerca de 75% das pessoas afetadas pela síndrome de Raynaud primária são mulheres entre 15 e 40 anos.

A síndrome de Raynaud secundária é menos comum que a primária, contudo, frequentemente é mais grave que a primária. Ela está presente especialmente nas pessoas com doenças do tecido conectivo.

Quando secundária ocorre em 85% a 95% dos pacientes com esclerodermia e em cerca de um terço daqueles com lúpus eritematoso sistêmico.

Ela pode também se manifestar em pessoas com a síndrome de Sjögren, dermatomiosite e polimiosite (você já viu nesse Blog!).

O diagnóstico da síndrome de Raynaud é feito sobretudo a partir da história médica do paciente e de um exame físico que confirme ou exclua as doenças subjacentes.

Geralmente é fácil diagnosticar o fenômeno de Raynaud, mas não é tão fácil determinar suas causas.

Um exame de capilaroscopia, no qual os capilares dos dedos, nas proximidades das unhas, são estudados ao microscópio, pode ajudar a determinar o tipo da síndrome de Raynaud.

Nas pessoas com a síndrome primária, os capilares são normais e na síndrome secundária são anormais, geralmente dilatados.

Se há suspeita dessa condição, o médico deve pedir uma contagem dos glóbulos sanguíneos, uma análise de urina e um perfil bioquímico do paciente.

Outros testes podem ser solicitados para distinguir as formas primária e secundária da doença: anticorpos antinucleares, sedimentação dos eritrócitos e testes do fator reumatoide.

O tratamento da síndrome de Raynaud depende da sua gravidade e das condições associadas que eventualmente possam estar presentes.

O objetivo do tratamento é reduzir a severidade dos sintomas e prevenir novos episódios.

Dependendo das causas, as medicações podem ajudar no tratamento da síndrome de Raynaud, embora nem sempre seja bem sucedido.

É comum usar-se bloqueadores dos canais de cálcio, alfa bloqueadores e vasodilatadores, entre outros.

Em casos severos podem ser feitas injeções locais de alguns produtos químicos ou cirurgias nos nervos.

Para prevenir um ataque da síndrome de Raynaud ou para diminuir a intensidade dos sintomas o paciente deve manter pés e mãos aquecidos, evitar tocar objetos frios ou molhar as mãos e pés com água fria, evitar ambientes condicionados com ar frio, evitar cigarro ou estresse, etc.

Para muitas pessoas a doença de Raynaud não é incapacitante, mas pode afetar significativamente sua qualidade de vida.

Se a doença de Raynaud for severa, o que é raro, a circulação sanguínea muito diminuída para os dedos e artelhos pode levar à deformidade deles.

Se uma artéria de uma área afetada for totalmente bloqueada podem surgir úlceras, gangrena ou mesmo levar à amputação do segmento afetado.

Nenhum comentário: