Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Hospitais psiquiátricos são necessários?


A percentagem dos paciente que necessita de internação é pequena mas para esta o recursos da internação não pode faltar.

Socialmente fica bonito falar em fechamento dos hospitais psiquiátricos que têm sido pejorativamente tratados como manicômios, como se a doença mental tivesse sido domada pelas próprias medicações que são tão rejeitadas pela mesma sociedade.

Os psicofármacos fizeram de fato uma revolução na psiquiatria, mas não conseguiram resolver todos os problemas.

Há pacientes psicóticos crônicos que não respondem às medicações e são violentos, pondo em risco a si e seus familiares.

Há pacientes com retardo mental com elevado grau de agressividade.

Há casos em particular que uma internação é inevitável.

Em clínicas adequadas há o pessoal especializado que trabalha para cuidar destes pacientes com muito mais dignidade do que eles seriam dentro de um lar ou simplesmente despachados para a rua, como acontece com alguma frequência.

Além disso há também a realidade brasileira da probreza e da miséria.

Como uma família pobre, que tem criança, idoso ou portador de alguma deficiência física em casa pode lidar com uma pessoa que não vê problema em procedimentos de risco.

As famílias dos doentes mentais nessas cirucunstâncias, se não obtêm apoio estatal ou abandonarão o doente à sua própria sorte, que se otrnarão mendigos, ou se desintegrará como família, tal o sofrimento trazido pelo comportamento do paciente psiquiátrico.

Nessas famílias os membros saudáveis muitas vezes têm sua vida impedida de seguir num rumo saudável e próspero porque a doença do paciente psiquiátrico consome todos os recursos dessa famíla.

Há casos em que não é possível sequer, o paciente tem alta porque as condições sociais da família do doente mental não são suficientes nem para si mesmo, menos ainda para amparar o filho donete desssa família.

Como pensar em fechar os hospitais psiquiátricos na crua realidade brasileira?

Nenhum comentário: