Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

Medicina Ortomolecular: anotações


Nós enferrujamos (envelhecemos) como o metal, apodrecemos(oxidamos) dia a dia, vamos reagindo(reação química) com o oxigênio e como o metal criamos pontos de ferrugem.

Assim é o radical livre da terapia hortomolecular, são moléculas orgânicas mutagênicas com a capacidade de oxidar(enferrujar o organismo, leia-se degenerar o seu funcionamento) o sistema imunológico.

A descoberta mais importante é que as vitaminas e os minerais são substâncias potencialmente antioxidantes e neutralizadoras de radicais livres, enfim, as vitaminas possuem função catalizadora(anti-oxidante) para diversas reações metabólicas no sistema biológico

A Medicina Ortomolecular visa a normalização do equilíbrio químico do organismo através do uso de substâncias e elementos naturais.

Segundo a teoria formulada pelo Dr. Denham Harman, mutações expontâneas, câncer e envelhecimento são resultado de uma contínua "radiação interna" e os radicais livres são mutagênicos quando atingem o DNA, RNA e proteínas.

Estudos mais recentes tem dado prioridade à investigação dos efeitos provocados pelos radicais livres sobre o sistema imunológico, considerando-se aí residir a origem de várias degenerações específicas e localizadas no organismo humano.

A formação de RADICAL LIVRE (RL) no organismo deve obedecer tão somente às necessidades metabólicas: quando isso não acontece e ocorre um excesso de RL, o organismo fica sujeito a degenerações e suas consequências patológicas, entretanto, quando em excesso no organismo, os RL atacam a parede das células e destroem estruturas e tecidos, causando várias doenças, por isso o consumo de antioxidantes, na dieta, deve ser abundante diariamente

A TERAPIA COM ANTIOXIDANTES:

Vitaminas e Minerais são nutrientes essenciais para a vida.

Eles são chamados "micronutrientes" porque em comparação com os demais, as quantidades necessárias são relativamente pequenas.

As vitaminas funcionam muito como coenzimas, colaborando na catálise e ativação de inúmeras reações no organismo.

Os minerais também funcionam como coenzimas, além de necessários na própria composição dos tecidos(ossos, sangue) e na manutenção de uma saudável função nervosa.

Nenhum comentário: