Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Criança com ansiedade


As crianças com transtorno de ansiedade generalizado apresentam medo excessivo, preocupações exageradas ou irracionais a respeito de várias situações.

Estão constantemente tensas e dão a impressão de que qualquer coisa pode deixá-las apreensiva.

Estas crianças estão sempre preocupadas com o julgamento dos outros em relação ao seu próprio desempenho e precisam que estejam constantemente reforçando a confiança nelas.

Têm dificuldade de relaxar, apresentam queixas somáticas sem causas definidas e sintomas corporais como palidez, sudorese, aceleração da respiração, tensão muscular e estão sempre atentas a tudo em redor sempre vigiando o que pode vir a representar uma ameaça ou perigo.

Crianças com esse problema podem, por exemplo, pedir constantemente para que seus responsáveis verifiquem com uma freqüência acima da necessária se o que fizeram está certo, mostram-se muito sensíveis aos comentários negativos, encontram-se o tempo todo apreensivas com a possibilidade de algo não estar bem.

Essas crianças acabam gerando problemas porque criam tensão no ambiente, irritam quem está próximo e acabam perdendo a paciência. O começo desse problema é gradual, sendo difícil localizá-lo na maioria das vezes.

A terapia mais recomendável é a cognitivo comportamental.

Dentre as alternativas de terapia essa parece ser a mais eficaz.

Quanto ao uso de medicação a fluoxetina e a buspirona foram as mais estudas tendo apresentado respostas favoráveis, mas os tranqüilizantes benzodiazepínicos também são eficazes.

Este transtorno é dos problemas psíquicos mais frequentes na atualidade, mas nem sempre reconhecido pelos cuidadores das crianças.

Nenhum comentário: