Pesquisar este blog

sábado, 19 de julho de 2014

Ioga X Câncer


O câncer uma doença grave mas cada vez com maior numero de medicamentos e cirurgias disponíveis para combatê lo permite surgir uma multidão de pessoas que são chamadas de sobreviventes após o tratamento mas por variadas razões tem problemas com a qualidade do sono .

Oncologistas americanos em um artigo cientifico recém-publicado ( Set 2013) afirmam que dependendo do tipo de tumor de 30 a 90% dos pacientes estão com esse problema relacionado ao sono.

Intervenções no estilo de vida, tais como exercícios, são recomendados em conjunto com drogas soníferas e terapia comportamental cognitiva para o tratamento dos distúrbios do sono diminuído.

Evidências preliminares indicam que a ioga, uma prática mente-corpo ,formada de exercício pode melhorar o sono entre os sobreviventes.

O principal objetivo deste clínico randomizado e controlado foi determinar a eficácia de uma intervenção yoga padronizada em comparação com o tratamento padrão para melhorar a qualidade do sono global (resultado primário) entre os sobreviventes pós-tratamento.

Ao todo, 410 sobreviventes que sofrem de perturbação moderada ou ampla do sono entre 2 e 24 meses após a cirurgia, quimioterapia e / ou radioterapia foram aleatoriamente( designados ao acaso para tratamento padrão ou tratamento padrão mais a intervenção da yoga durante quatro semanas.

A intervenção da yoga usou o Yoga para sobreviventes do câncer chamada de (YOCAS) programa que consiste de pranayama (exercícios respiratórios), 16 posturas de yoga restaurativa, e meditação.

Os participantes faziam duas sessões de 75 minutos por semana. A qualidade do sono foi avaliada por meio do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e actigrafia ( medição por um aparelho no punho das qualidade do sono) medida na pré e pós-intervenção do tratamento clinico ou cirúrgico.

Os 410 sobreviventes (96% era do sexo feminino, com idade média, 54 anos, 75% tinham câncer de mama) os do grupo Yoga demonstraram maiores melhorias na qualidade global de sono e na qualidade subjetiva do sono com a diminuição do uso de medicamentos no pós-intervenção , em comparação com os participantes do grupo de cuidados padrão, sem a Yoga


Fonte: J Clin Oncol

Nenhum comentário: