Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Proteja seu coração!


Atitudes simples que podem auxiliar na proteção de enfermidades cardíacas:

1. Exercícios físicos bem ordenados, respeitando seus limites e com aquecimento e alongamento prévio, inclusive natação!

2. Controlar as taxas de colesterol: leve a sério este fator! Há quem diga que a necessidade de controle do colesterol é apenas uma falácia da indústria farmacêutica, como se fosse uma teoria da conspiração, mas é um engano! Falácia é não controlar seu colesterol em níveis adequados, pois o colesterol não controlado literalmente "entope" as artérias do coração e leva você a um ou mais infartos!

3. Exames de rotina: inclua nos exames preventivos da gestante o ecocardiograma fetal, que dá condições para os médicos de observar pequenos "defeitos" anatômicos no coração e nas artérias, assegurando a possibilidade de tratamentos preventivos para o feto!

4. Controle a Pressão arterial, pois quando elevada, ela é uma das grandes vilãs para o coração, adoecendo-o até mesmo com gravidade!

5. Procure ter uma alimentação saudável - siga as recomendações de um nutricionista e recorde-se de que alguns sais minerais são fundamentais para a proteção de todo o organismo, com ação anti-oxidante, como, por exemplo, o Zinco, presente em peixes, frutos do mar e amêndoas em geral e que colabora na reparação das paredes das artérias de todo o organismo, inclusive do coração!

6. Reduza a ingestão de carne "vermelha", pois os estudos científicos indicam que ela pode ser grande responsável pela elevação do colesterol já desde a infância!

7. Teste ergométrico: muita gente acha indispensável, mas sua indicação entrou recentemente em discussão e se valor passa a ser relativo. Entretanto para a atividade física (corrida de rua, por exemplo) mais intensa ele tem suas propriedades e deve ser executado.

8. Cuidado com a "reposição" de testosterona, pois este hormômio parece ser responsável pelo desencadeamento de problemas cardiovasculares, particularmente quando administrado em doses não adequadas para o indivíduo, ou seja, em exagêro!

9. Cuidado com os açúcares! Não que não possam ser ingeridos, mas necessitam de cautela para não levar à obesidade, que é uma das grandes causadoras de problemas cardíacos. E cuidado com um deles em particular: o xarope de milho, que você encontra em muitos produtos. Ele pode levar à elevação da pressão arterial, reistência à insulina e à obesidade, todos fatores predisponentes a problemas cardíacos!


Amanhã tem mais!

Nenhum comentário: