Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de abril de 2014

Suplementos de ferro impulsionam o desempenho físico em mulheres


A suplementação diária de ferro pode aumentar o desempenho físico em mulheres em idade reprodutiva (MIR), de acordo com os resultados de uma nova revisão da literatura, os quais fornecem uma forte razão para a prevenção e tratamento da deficiência de ferro em mulheres.

O estudo, realizado por Sant-Rayn Pasricha, PhD do Departamento de Medicina da Universidade de Melbourne, na Austrália, e colaboradores, foi publicado online no The Journal of Nutrition.

Dr. Pasricha e sua equipe notaram que as MIR estão em risco elevado de deficiência de ferro por causa da perda de sangue menstrual. Atletas do sexo feminino podem ser particularmente vulneráveis a dietas deficientes em ferro, perda de sangue causada por hemorragia gastrointestinal e má absorção de ferro devido à inflamação subclínica.

O problema também é comum entre as mulheres de rendas baixa e média e mulheres em países em desenvolvimento, que muitas vezes têm acesso apenas a alimentos com baixo valor nutricional. Infecções parasitárias também podem ser um problema para este grupo.

Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados para avaliar os efeitos da suplementação diária de ferro sobre o desempenho físico em MIR. Os autores identificaram 22 estudos que preencheram os critérios de inclusão: ensaios controlados que mediram os resultados do exercício em MIR aleatoriamente designadas para receber suplementação de ferro oral diária ou controle.

Os resultados mostraram que a suplementação de ferro impulsiona o desempenho físico, como foi confirmado pelo aumento do volume máximo de oxigênio (VO2 máx) e também melhora o desempenho no exercício submáximo, o que foi confirmado por reduções na frequência cardíaca e na proporção de VO2 máx necessária para atingir as cargas de trabalho pré-definidas.

Concluiu-se que esta revisão da literatura estabelece evidências de um efeito benéfico da suplementação de ferro no desempenho físico em mulheres em idade reprodutiva, fornecendo uma justificativa para prevenir e tratar a deficiência de ferro neste grupo. Estes dados podem ser usados na criação e manutenção de programas de prevenção da deficiência de ferro, bem como para projetar futuros estudos controlados.

Fonte: The Journal of Nutrition, publicação online de 9 de abril de 2014

Nenhum comentário: