Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

Ingestão de proteínas


Pesquisa publicada pela revista Cell Metabolism mostra que o alto consumo de proteína está ligado ao aumento dos casos de câncer, diabetes mellitus e da mortalidade geral em pessoas de até 65 anos; mas pode ser protetor para idosos com idade mais avançada.

As proteínas de origem vegetal estão associadas à menor mortalidade do que as proteínas de origem animal.

O estudo analisou dados de mais de 6.000 americanos com mais de 50 anos, acompanhados por 18 anos.

Ratos e humanos com deficiências no receptor do hormônio do crescimento/IGF-1 (GHR-IGF-1) exibem grandes reduções em doenças relacionadas à idade.

A restrição proteica reduz a atividade de GHR-IGF-1, por isso foram examinadas as relações entre a ingestão de proteína e a mortalidade.

Os participantes com idades compreendidas entre 50 e 65 anos que relataram alta ingestão de proteína tiveram um aumento de 75% na mortalidade geral e um aumento de quatro vezes no risco de morte por câncer durante os 18 anos em que foram acompanhados.

Estas associações ou foram abolidas ou atenuadas se as proteínas eram derivadas de vegetais.

Por outro lado, o alto consumo de proteínas foi associado à redução do câncer e da mortalidade geral em entrevistados com mais de 65 anos, mas observou-se um aumento de cinco vezes na mortalidade por diabetes em todas as idades.

Para os indivíduos com 66 anos ou mais velhos, o consumo mais elevado de proteína foi associado à maior sobrevida.

Gerontologistas dizem que isto faz sentido, porque a capacidade de absorver proteína parece diminuir com o envelhecimento, necessitando talvez de um maior consumo.

Estudos com ratos confirmaram o efeito da alta ingestão de proteínas e da sinalização do GHR-IGF-1 sobre a incidência e progressão de tumores de mama e melanoma e também os efeitos prejudiciais de uma dieta pobre em proteínas nos mais idosos.

Estes resultados sugerem que a baixa ingestão de proteína durante a meia idade (50-65 anos) seguida do consumo moderado a alto de proteína em adultos com idade superior a 65 anos podem aumentar a longevidade.

Fonte: Metabolism, volume 19, número 3, de 4 de março de 2014

Nenhum comentário: