Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Hematomas


Um hematoma, ou nódoa negra, é uma acumulação localizada de sangue, (geralmente coágulo num tecido ou órgão), fora de um vaso sanguíneo.

É diferente de uma equimose, que tem a mesma base funcional, mas é plana, isto é, tem praticamente duas dimensões, enquanto o hematoma tem três dimensões.

Isto ocorre porque a parede do vaso sanguíneo, artéria, veia ou capilar, foi danificado e libertou sangue para os tecidos onde não pertence, ou seja uma hemorragia interna.

Um hematoma é geralmente causado por uma lesão ou contusão.

Uma contusão pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Em casos de ferimentos leves, o sangue é absorvido a menos que a infecção se desenvolva.

Contusões (hematomas) e os olhos negros são formas familiares de um hematoma.

Os hematomas estão maioritariamente presentes com uma fractura.

Eles são particularmente graves quando ocorrem dentro do crânio, quando trazem pressões locais sobre o cérebro, nomeadamente a epidural e subdural.

Os tipos menos graves e também com tratamento incluem hematoma subungueal (sob a unha ou a unha do pé); auris hematoma (nos tecidos do ouvido externo, mais conhecido como orelha de couve-flor), e um hematoma perianal (sob a pele ao redor do ânus).

O sangue acumulado é visível sob a superfície da pele, principalmente devido ao sangue acumulado que ocorre fora dos vasos sanguíneos.

Os sintomas de um hematoma dependem da localização e do tamanho do hematoma, geralmente causam irritação inflamação bem como, vermelhidão, dor e inchaço.

Os Hematomas que ocorrem na zona intracraniana exigem imediata atenção médica de especialidade intracraniana, para não afectar ainda mais a sua saúde.

O tratamento de hematomas depende de vários fatores, tais como o seu tipo, tamanho e localização.

Para contusões, no tratamento deverá aplicar gelo ou compressas frias várias vezes por dia para produzir vasoconstrição (diminuição do fluxo de sangue arterial) que ajuda a diminuir o sangramento (hemorragia) e edema (inchaço).

Em geral, quanto mais cedo você aplicar gelo após a lesão, menor sangramento irá resultar.

Também pode consultar o seu médico sobre pomadas a aplicar.

Se possível, eleve o membro com o hematoma.

O sangue irá sair da área da ferida e pode haver menos inchaço.

O resto do membro também irá ajudar a evitar outras lesões.

Se ainda tiver dores, após cerca de 48 horas, aplique calor com toalhas quentes, uma garrafa de água quente ou almofada de aquecimento.

O calor é aplicado por 20 minutos a uma hora para promover a absorção e reparação.

Uma vez que o calor provoca edema e aumento de tecido líquido, que pode prejudicar a função, compressas quentes podem ser seguidas de aplicações de frio para minimizar os efeitos adversos do calor.

A pressão sob a forma de uma bandagem elástica adesiva pode ser útil para reduzir o sangramento e inchaço.

Se a infecção se desenvolver na ferida, os sinais e sintomas podem ser mais graves, como uma febre de 38 graus ou mais, edema circundante com vermelhidão e pus.

Se qualquer um destes sintomas aparecerem, o seu médico deve ser notificado para garantir que não fique com mais um problema de saúde.


Nenhum comentário: