Pesquisar este blog

domingo, 24 de novembro de 2013

Dissecção da Aorta


A dissecção aórtica ocorre quando a parede da aorta, composta por 3 camadas laminares, se divide em em duas, com a entrada de sangue fazendo um falso trajeto, dividindo a parede da aorta.

Esta dissecção pode progredir até as artérias das pernas, e obstruir o fluxo sangüíneo de inúmeras outras importantes arterias.

As bases desta doença ainda não estão completamente elucidadas, mas sabemos que ela está relacionada a um enfraquecimento das proteínas estruturais da parede da artéria.

Diversos fatores sabidamente influenciam nas dissecções da aorta, principalmente a hipertensão e a aterosclerose e o fumo.

Nos casos de dissecção aguda da aorta, o paciente relata uma dor lancinante e aguda, que se inicia no tórax e se irradia na direção da coluna, de cima para baixo.

Em geral este acontecimento está associado a uma crise de hipertensão arterial e o paciente descreve uma dor como se algo estivesse se rasgando no interior do tórax.

A dissecção aórtica pode se apresentar como um evento agudo, geralmente diagnosticado na emergência pela suspeita clínica do médico emergencista experiente, face a um quadro de hipertensão arterial e dor lancinante no tórax.

Exames como o ecocardiograma, a angiotomografia e a angio-ressonância são utilizados para o diagnóstico definitivo.

O tratamento das dissecções são em geral muito complexos, e requerem centros de alta especialização para que o tratamento seja eficaz.
O tratamento depende da localização do início e fim da dissecção, assim como dos diâmetros do vaso, do acometimento ou não das artérias viscerais e se ela é aguda ou crônica.

De acordo com as características anatômicas, tanto o método aberto, via cirurgia tradicional, quanto o método endovascular, via implante de uma endoprótese através de uma incisão na virilha podem ser indicados.

Em outros casos, o tratamento clínico pode ser a melhor alternativa.

Nenhum comentário: