Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Efélides


Efélides??

O quê é isso??

As sardas (ou efélides) são pequenas manchas arredondadas ou geométricas, de cor castanho escura, espalhadas na pele, que incidem mais nas pessoas de pele clara.

Elas não são uma doença, mas uma questão estética de sentidos variados e chegam mesmo a serem consideradas por muitas pessoas como motivo de charme.

As sardas são causadas pelo aumento de melanina (pigmento que dá cor à pele) e têm uma tendência familiar hereditária. Pesquisas com gêmeos idênticos encontraram uma grande similaridade no número total de sardas encontradas em cada um deles.

As sardas surgem principalmente nas pessoas de pele clara e localizam-se preferencialmente nos locais da pele mais atingidos pelo sol e, por isso, tendem a se tornar mais escuras durante o verão.

O diagnóstico das sardas geralmente é feito pela observação direta das lesões.

O sol é capaz de disparar o mecanismo natural da melanina que tanto produz efeitos simples, como as sardas, e outros muito graves, como o melanoma, por exemplo.

Por isso é importante poder fazer a diferenciação entre os diversos tipos de manchas na pele. As sardas aparecem em pessoas de pele clara, de cabelos ruivos e de olhos claros e costumam surgir desde a infância, por volta dos cinco anos de idade.

O tratamento das sardas inclui o uso de substâncias despigmentantes associadas a alguns tipos de ácidos e deve ser orientado por um dermatologista. Algumas aplicações cosméticas ou maquiagens podem ser usadas com objetivos estéticos para esconder parcialmente as sardas, mas não têm qualquer efeito terapêutico.

A laserterapia pode ajudar no tratamento das sardas.

Como prevenir as sardas?

•Evite a exposição ao sol, porque assim as sardas tendem a clarear gradualmente.

•Use protetores solares diariamente, pela manhã e renovando-o no meio do dia. Sempre que houver exposição da pele ao sol ou ao mormaço, use protetores solares de alta proteção UVA e UVB.

Como evoluem as sardas?

As sardas tendem a clarear e quase desaparecer quando a exposição à luz solar é evitada e a escurecer mais durante o verão.

As sardas não oferecem risco de evoluir para o câncer de pele, mas, como elas também acontecem em pessoas de pele clara, há uma coincidência entre essas duas condições.

Nenhum comentário: