Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Para que servem?


Por que os homens têm mamilos?

Os mamilos têm uma função óbvia no corpo feminino. Mas para os homens eles parecem não ter importância. Assim, cabe a pergunta: por que os homens têm mamilos?

A resposta é bastante simples. Durante as primeiras semanas da gestação todos os fetos se desenvolvem como um corpo feminino, formando tecido mamário e também os tecidos que formam os mamilos. Após cerca de quatro semanas é iniciado o processo de diferenciação sexual, e o desenvolvimento das mamas nos fetos masculinos pára.

Pesquisadores acreditam que devido a importância que o bom funcionamento dos seios em mulheres tem para a reprodução, a pressão adaptativa não foi suficiente para que a evolução excluísse essas estruturas durante seu processo de modificações.

fonte: Blog Boa Saúde

A medicina ainda não conseguiu explicar a fixação que homens sentem por seios, mas um novo estudo aponta um motivo que pode fazer muito sentido.

O pesquisador Larry Young, da Universidade Emory (EUA), afirma que a evolução do ser humano desenvolveu um circuito neural antigo que tinha o objetivo de fortalecer a ligação entre mãe e bebê através da amamentação. Atualmente, esse circuito funcionaria também como uma forma de estreitar laços entre casais, o que faria com que homens gostassem de seios da mesma forma que os bebês.

Quando os mamilos da mulher são estimulados durante a amamentação, seu cérebro recebe grandes quantidades de oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Isso ajudaria a mulher a concentrar sua atenção e afeto no bebê.

Porém, estudos recentes mostram que esse mecanismo não afeta exclusivamente o relacionamento entre mãe e filho. A estimulação dos mamilos da mulher durante a relação sexual ativa as mesmas áreas responsáveis pela estimulação vaginal e do clitóris. Assim, quando o parceiro toca os mamilos da mulher com suas mãos ou boca, também ocorre a liberação da oxitocina, fazendo com que a mulher se concentre em seu parceiro e fortaleça seus laços com ele.

A evolução fez com que os homens desejassem se tornar mais desejáveis para as mulheres através da estimulação dos seios durante as preliminares e durante a relação sexual.

Dessa forma, a atração que homens sentem por seios seria “um efeito de organização cerebral que ocorre em machos heterossexuais quando eles passam pela puberdade. A evolução selecionou essa organização cerebral em homens que faz com que eles (se sintam atraídos) por seios em um contexto sexual, porque o resultado é que isso afeta o circuito de vinculação feminino, fazendo as mulheres se sentirem mais ligadas a eles. É um comportamento que os homens desenvolveram para estimular o circuito maternal feminino de vinculação”, explica Young.

O pesquisador debate a teoria com mais profundidade em seu novo livro The Quemistry Between Us.

Fonte: Live Science, 26 de setembro de 2012

Nenhum comentário: